Reconciliar-se faz bem: um tempo de paz nas escolas salesianas

Durante o mês de outubro, as escolas salesianas viveram três semanas intensas de preparação espiritual de início de ano da “Santidade Juvenil”.

Ao longo do ano letivo, as escolas salesianas de Portugal dedicam várias semanas à preparação espiritual dos alunos, propondo momentos de silêncio, reflexão e reconciliação. Em cada casa, todos os alunos são convidados a deslocar-se à igreja ou capela da escola para uma pequena celebração penitencial: um tempo de exame de consciência, de oração e de escuta interior. Depois, com total liberdade, cada jovem pode confessar-se ou simplesmente conversar com um sacerdote.

O Sacramento da Reconciliação é, para a Igreja e para a espiritualidade salesiana, um verdadeiro encontro pessoal com Cristo, que acolhe, perdoa e renova o coração. É um momento de graça que liberta e ajuda a recomeçar, permitindo aos jovens experimentar a ternura e a alegria do perdão de Deus.

Dom Bosco valorizava profundamente este sacramento, chamando-o uma das “três colunas” da vida cristã, junto com a Comunhão e a amizade com Jesus. Para ele, a confissão era uma escola de alegria e de santidade, um espaço de escuta e de renascimento interior.

Durante o mês de outubro, as escolas salesianas viveram três semanas intensas de preparação espiritual de início de ano da “Santidade Juvenil”, nas quais foram apresentados aos alunos os frutos de santidade do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Com a colaboração entre as casas de Lisboa, Estoril e Manique, cerca de 10 a 15 padres salesianos colocaram-se ao serviço desta missão, acompanhando mais de 6000 alunos neste caminho de reconciliação.

São dias vividos com profundidade e alegria, momentos muito valorizados por alunos e educadores, que encontram na reconciliação um espaço de silêncio, de escuta e de reencontro com Deus.

Artigos Relacionados