Programa D. Bosco – Projeto Vida

O Voluntariado internacional promovido pelos Salesianos em Portugal e Cabo Verde é coordenado pela Pastoral Juvenil Salesiana. No projeto, de nome “Programa D. Bosco – Projeto Vida” (PDBPV), que iniciou em 2007, o Voluntariado Missionário Salesiano Internacional tem duas orientações, de curta ou de longa duração. 

É um projeto aberto aos jovens que integram os grupos de formação humana e cristã das várias presenças Salesianas em Portugal. Durante o ano, organizam-se em grupos para se preparar e fazer acontecer a Missão que os leva ao encontro de tantos que deles precisam.

Os objetivos de cada missão são vários, privilegiando as necessidades locais, em especial nos contextos de Cabo Verde e Moçambique. Desde o apoio em áreas técnicas às comunidades salesianas, à colaboração na elaboração e implementação de projetos de desenvolvimento, até atividades de formação humana, social, recreativa e religiosa com crianças, jovens e comunidades cristãs. Pretende ser um caminho de crescimento pessoal na fé e que cuide a formação global da pessoa para o próprio Voluntário Missionário.

O facto de o “Programa D. Bosco – Projeto Vida” privilegiar os grupos de jovens das presenças salesianas não significa que exclua outros jovens. Desta forma, caso haja interesse, agradecemos que para aceder a mais informações contacte diretamente a Pastoral Juvenil Salesiana.

2007
Fundação D. Bosco - Projecto Vida

2007 foi o ano em que a “Fundação D. Bosco – Projecto Vida” (atualmente denominada “Programa D. Bosco Projeto Vida”) deu inicio à sua atividade regular, enviando três voluntários para Moçambique. Empenhando-se também, ao longo do ano, na angariação de equipamento mobiliário e informático, tal como material escolar, para internatos em Moamba, Maputo e Moatize (Moçambique).

2008
Um Sorriso = Uma Refeição

Durante o ano de 2008 foram desenvolvidos diversos projetos de apoio, podendo-se destacar a campanha “Um Sorriso = Uma Refeição” a favor de jovens carenciados de Cabo Verde e o projeto “Rádio Comunitária”, através da aquisição e envio de equipamento técnico para a Paróquia de S. João Baptista (Moatize – Moçambique).
Este ano deu também continuidade ao voluntariado (Cabo Verde e Moçambique) e à angariação de fundos e equipamentos, através de novas campanhas, como o “Domingo Missionário” e a campanha da “Semana Missionária sobre a Sida”.

2009
Projeto “+ Vida”

O ano de 2009 deu progresso às campanhas de angariação de fundos iniciadas em 2008. Possibilitando assim continuar a financiar alunos, em situações de vulnerabilidade, e os seus respetivos ambientes educativos.
Neste ano criou-se também uma nova colónia de férias e formação de animadores, em Cabo Verde (Projeto “+ Vida”), e enviou-se uma doação de equipamento electrónico Auto, à Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Cabo Verde, para a área de formação profissional. Graças ao sucesso das missões de voluntariado anteriores foi possível adicionar Angola aos restantes destinos (Cabo Verde e Moçambique).

2010
Solidariedade Salesiana Haiti

Neste ano foi divulgada a angariação de fundos “Solidariedade Salesiana Haiti” para os primeiros socorros e reconstrução das Casas de Acolhimento de crianças da rua e dos muitos outros ambientes educativos, totalmente destruídos ou gravemente atingidos pelo terramoto do dia 12 de janeiro de 2010.
Foi também implementada a nova fase do projeto “Rádio comunitária” da Paróquia de S. João Baptista (Moatize – Moçambique) com o envio de um técnico para instalações e formação de recursos humanos. E, ao longo dos meses, deu-se continuidade ao envio de voluntários para Moçambique, Angola e Cabo Verde, tal como aos variados projetos e campanhas iniciados em anos anteriores.

2011
Projecto de apoio à Madeira

Durante 2011 continuou-se o desenvolvimento das campanhas e projetos existentes, incluindo o envio de voluntários para Moçambique, Angola e Cabo Verde. Simultaneamente, deu-se início à campanha do projecto de construção do complexo residencial para estudantes carenciados da Escola S. Domingos Sávio (Inharrime – Moçambique).
Desenvolveu-se também um projecto de apoio à Madeira, em parceria com a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, para a angariação de fundos e construção de habitações.

2012
Programa de Apadrinhamento

Em 2012, para além da continuidade a campanhas existentes, criou-se o Programa de Apadrinhamento, uma iniciativa que permite a ajuda humanitária de uma forma interativa e pessoal, assegurando o bem-estar de jovens estudantes e dos seus lares.
Tal como em todos os anos anteriores foi possível enviar voluntários para Moçambique, Angola e Cabo Verde. No entanto, neste ano, houve também uma voluntária com destino à Amazónia, Mato Grosso, no Brasil.

2013
Boa Esperança e Cabo Verde 1841

2013 foi o ano das missões de voluntariado “Boa Esperança” e “Cabo Verde 1841”, mantendo simultaneamente o envio de voluntários para Moçambique, Angola e Timor-Leste. Foi também concretizada a publicação do livro “Sonho de Maria”, a história de uma menina de oito anos que partiu, com a mãe e irmã, como voluntária para Cabo Verde.
Neste ano foi ainda possível auxiliar um aluno órfão moçambicano, que se encontrava em risco de desalojamento. Em união ao Lar da Missão de S. José de Lhanguene o seu problema foi solucionado através da compra de um terreno para construção, que foi doado ao jovem e à sua avó.

2014
Boa Vista, aFEto, SALes XXI, Morabeza e Escola de Verão 2014

O voluntariado internacional de 2014 teve uma surpreendente adesão de 64 participantes, provenientes de várias regiões do país, o que levou à criação das missões “Boa Vista”, “aFEto”, “SALes XXI” e “Morabeza”, sem esquecer a “Escola de Verão 2014”. Este programa preencheu assim o verão de muitas crianças cabo-verdianas com educação e partilha de valores morais. Em Moçambique e Angola fortaleceu também a formação técnica e profissional dos centros educativos.

2015
Missão Cretcheu e Missão Sonhar

O verão de 2015 contou com a Missão Cretcheu, um grupo de jovens que dedicou o seu verão a apoiar as comunidades do Bairro da Boa Esperança, da Vila de Sal Rei e do Rabil, em Cabo Verde. A Missão Sonhar, com destino a Praia na Ilha de Santiago, e as voluntárias da Missão Dam Bô e da Escola de Verão 2015 no Mindelo, em São Vicente. Para além da presença missionária em Cabo Verde foram também enviadas três voluntárias para Maputo e Inharrime, em Moçambique.

2016
Missão Mi Ma Bô, Missão Junta Mon e Missão Amorevolezza

Este ano foram criadas três novas missões com destino às ilhas cabo-verdianas de Santiago (Missão Mi Ma Bô), Santo Antão (Missão Junta Mon) e S. Vicente (Missão Amorevolezza), assim como o reenvio da Missão Cretcheu, com destino à comunidade do Bairro da Boa Esperança, na ilha da Boa Vista. Para além das quatro missões principais, decorreu também a Escola de Verão 2016, na Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Cabo Verde, e o envio de uma voluntária para o Centro Hakumana, em Moçambique.

2019
Missão Segue-me a Cabo Verde!

Em 2019, a “Missão Segue-me a Cabo Verde!” levou um grupo de treze jovens que quiseram oferecer o seu tempo e as suas vidas, voluntariamente, às crianças e jovens da Ilha de Santo Antão em Cabo Verde, com o intuito de dar início a uma parceria de auxílio naquela localidade, para além da missão propriamente dita.