Professores e alunos da ESAO assinalam Dia Internacional da Filosofia

No Dia Internacional da Filosofia, os professores de Filosofia da Escola Salesiana de Artes e Ofícios (ESAO) do Mindelo, Cabo Verde, juntamente com os alunos do 11.º e 12.º ano, organizaram uma série de atividades para assinalar a data.

No âmbito da celebração do Dia Internacional da Filosofia, no dia 18 de novembro, o grupo disciplinar e os alunos de Filosofia da Escola Salesiana de Artes e Ofícios propuseram um conjunto de atividades, procurando envolver toda a comunidade educativa.

O objetivo geral consistiu em fazer despertar o valor da filosofia na vida dos jovens, condutora de um pensamento reflexivo, autónomo e crítico, como um dos fundamentos para a formação de pessoas capazes de pensar soluções para os vários problemas que preocupam as nações e o mundo. Foram incluídos na programação uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, a análise do filme “Deus não está morto”, de Harold Cronk, e uma conferência. “O conhecimento e os desafios dos jovens no séc. XXI” foi o tema da conferência. Samara Lemos, politóloga, António Tavares, coreógrafo, e Max Ruben Ramos, antropólogo, proporcionaram momentos de conversa com outros profissionais e pensadores sobre a realidade, “Cidadania e pensamento crítico”; “Cultura como motor do conhecimento” e “Saber e a autonomia do pensar”. O Auditório Onésimo Silveira, na Universidade do Mindelo, acolheu o colóquio.

Artigos Relacionados