Portugal Católico: Santuários de referência

No livro “Portugal Católico – A beleza na diversidade”, ao longo de 14 capítulos e 800 páginas, com diversos temas e autores, é feito o retrato do catolicismo português contemporâneo. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, foi escolhido para ilustrar a diocese de Aveiro.

No capítulo “Rezar, Celebrar e Peregrinar” é apresentado um texto sobre os santuários existentes no País. “Existem em Portugal cerca de 160 santuários, de dimensões muito variadas, uns mais visitados que outros; desse enorme conjunto, foi selecionado um número muito reduzido, à razão de um santuário por diocese, com base meramente ilustrativa”. 

Na diocese de Aveiro foi escolhido o Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores. No texto é apresentada a história do santuário e é explicada a devoção à Auxiliadora dos Cristãos, com “origem numa invocação de Santa Maria de incrustadas raízes, foi instituída pelo papa Pio VII em 1816, depois de libertado da condição de prisioneiro de Napoleão”.

Artigos Relacionados