Portugal Católico: «Radiografia» do Catolicismo Português

Editada pelo Círculo de Leitores, deverá chegar ao público em geral em novembro de 2017, numa edição especial, e depois numa edição corrente, em abril de 2018. “Portugal Católico – A beleza na diversidade” é uma obra com 800 páginas que reúne 204 artigos sobre as expressões, projetos e dinamismos do catolicismo em Portugal, escrito por 190 autores de diferentes sensibilidades. O Pe. Rui Alberto, Diretor Editorial das Edições Salesianas, publica nesta obra um texto sobre Pastoral Juvenil.

“Portugal Católico – A beleza na diversidade”, explica a coordenadora executiva do projeto, Eugénia Magalhães, surgiu com “o objetivo de apresentarmos a todos os portugueses e ao mundo uma obra que reflete a realidade do catolicismo português nas suas várias dinâmicas, ilustrando nas suas páginas a beleza na diversidade”. 

A obra – com direção de José Carlos Seabra Pereira, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, e José Eduardo Franco, historiador – tem prefácio do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, um prelúdio do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e um limiar do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

No dia 20 de setembro uma edição especial e única desta obra foi oferecida ao Papa Francisco, durante a Audiência Geral. Na véspera, dia 19, no Instituto Português de Santo António em Roma, decorreu uma sessão especial de apresentação da obra à comunidade portuguesa. Esta sessão contou com o apoio da Embaixada Portuguesa junto da Santa Sé. 

Com o mecenato especial e pessoal de Alexandre Soares dos Santos e o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da União das Misericórdias Portuguesas e da Santa Casa da Misericórdia do Porto, esta é uma obra elaborada de forma intensa e em tempo recorde – nove meses. Reúne 204 textos-síntese, de 190 autores, intercalados com uma forte componente imagética, constituída por fotos (aéreas e terrestres), gravuras que acompanham os conteúdos escritos e um conjunto de poemas de diversos grandes autores portugueses que se distribuem em 14 capítulos. Simbolicamente, o número 14 dos capítulos representa quer as 14 estações da Via-Sacra, quer as 14 obras da Misericórdia.

Leia também  Novo “site” mundial da Família Salesiana

Esta publicação conta com a participação, entre outras figuras da cultura, da ciência e da sociedade portuguesa, de nomes como Eduardo Lourenço, Leonor Xavier, Guilherme d’Oliveira Martins, Manuela Silva, Adriano Moreira, José Mattoso, Rui Vieira Nery, João César das Neves, Carlos Fiolhais, Artur Santos Silva e Daniel Serrão.

Editada pelo Círculo de Leitores, deverá chegar ao público em geral em novembro de 2017, numa edição especial, e depois numa edição corrente, em abril de 2018.

Fonte: Agência Ecclesia

Artigos Relacionados