Poiares da Régua: Inauguração da capela restaurada

“Bendita sois ó Maria, na glória do vosso Filho”. Este canto litúrgico dirigido a Nossa Senhora encheu a capela do Centro Social Dom Manuel Vieira de Matos, em Poiares da Régua, depois da sua restauração. O dia escolhido coincidiu com a memória de Nossa Senhora de Lurdes, 11 de fevereiro de 2018.

Também lhe podemos chamar capela do Sr. Dom Manuel Vieira de Matos, que nasceu num pequeno edifício a poucos metros da capela, conhecido na tradição salesiana como “Vaticano”. Foi nesta capela que ele rezou, vindo a ser arcebispo de Braga em 1914. A capela é portanto um lugar de culto centenário, onde muitos alunos rezaram no seu aspirantado à vida salesiana e sacerdotal também da diocese de Vila Real, e outros se formaram para a vida civil.

Era também um símbolo da devoção a Nossa Senhora de Lurdes, cuja imagem ocupa o lugar central no retábulo, com o título: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Um sonho. A capela histórica pelos motivos aduzidos, ameaçava ruína, caso não houvesse um sonho de restauro. O sonho existiu. “Pelo sonho é que vamos… Basta a fé no que temos…”, sonhou Sebastião da Gama.

Também alguém sonhou, foi o pároco de Poiares, e a capela ficou um primor. Telhado todo novo, soalho flutuante, de madeira escura, paredes no interior e exterior caiadas, imagens restauradas por artistas, talha envernizada e os dourados todos novos.

O orçamento assustou, mas com sacrifício os 20 mil euros apareceram. Cartas a Antigos Alunos salesianos, donativos vários da paróquia e fora dela, algumas entidades, ofertas de latas de tinta e sacos de cimento e ainda alguma mão-de-obra grátis. Tudo como graça da Providência.

No dia 11 de fevereiro, domingo, a igreja paroquial deu lugar à capela, e não foi preciso tocar o sino, porque a população acorreu para a inauguração. Agora, os utentes do Centro Social Dom Manuel Vieira de Matos podem ali encontrar momentos de intimidade com o Senhor, e formar as crianças mais crescidas no caminho que conduz à Vida.

Leia também  FestiClip, França: Prémio de Criatividade para “Volte-Face”

Todos os dias 24 de cada mês a “nova” bonita capela abre as portas à comunidade paroquial, para participar na celebração Eucarística e prestar homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, conforme a tradição salesiana. 

O Centro Social presta apoio ao domicílio com 35 refeições diárias e outros serviços, e tem uma creche e pré-escola com uma centena de crianças. Não é preciso dizer que é também obra da Providência, numa terra onde a pobreza é marca da casa, e as crianças encontram ali coração e alegria. 

Artigos Relacionados