Peru: Salesianos do Peru afetados pelas chuvas torrenciais

A “Fundação Dom Bosco” do Peru lançou uma campanha de solidariedade nacional e internacional “Dá-me uma mão, Peru”.

A “Fundação Dom Bosco” do Peru lançou uma campanha de solidariedade nacional e internacional “Dá-me uma mão, Peru” na sequência da destruição causada pelas chuvas torrenciais que se têm verificado desde meados de março em algumas zonas do Peru, Equador e Colômbia.

No Peru, para além da perda de dezenas de vidas, houve a destruição de milhares de edifícios, infraestruturas afetadas, pontes e estradas, perda de grandes áreas de cultivo, e o colapso das redes de água potável e de esgoto.

Na cidade de Piura, no norte do país, os Salesianos têm duas obras que foram muito afetadas. O Colégio Dom Bosco e o Oratório “Juan Soñador”, informa a Agência ANS, foram afetados pela subida do rio Piura, tendo a água atingido entre 1,5 e 1,7 metros, com a destruição de muito material, salas, equipamentos de multimédia, desportivos, laboratórios de manutenção, biblioteca, salas de professores, escritórios administrativos e sala de pastoral.

Em Piura, uma das zonas no país onde foi declarado estado de emergência, as chuvas afetaram cerca de 100 escolas que foram inundadas, danificando paredes e telhados, tornando impossível o início das aulas.

A emergência deve-se ao fenómeno conhecido como “El Niño costeiro”, um fenómeno metereológico que está a ser estudado e que combina o aquecimento da água do mar e ventos que dão origem a chuvas torrenciais.

Muitos países estão a enviar ajuda humanitária e os Salesianos de diversas obras do Peru estão a colaborar com água, alimentos, roupas, calçado, pois muita gente ficou desamparada e na miséria total. Ao mesmo tempo que os Salesianos da região recebem ajuda, estão também a ajudar a população afetada, nomeadamente com a distribuição de alimentos em vários centros de acolhimento da cidade. 

Artigos Relacionados