Peregrinação da Família Salesiana e Dia MJS em Fátima

O Santuário de Nossa Senhora em Fátima acolheu nos dias 21 e 22 de maio, a Família Salesiana e o Movimento Juvenil Salesiano.

A Família Salesiana rumou a Fátima para a 70.ª Peregrinação Nacional, ansiada e bem preparada por todos os que nela participaram. Foram alguns milhares que se juntaram às muitas centenas de jovens do Movimento Juvenil Salesiano que aí também foram peregrinar e que lhes recordaram a riqueza e a beleza de um carisma salesiano, que os inclui como prioridade do seu labor educativo e apostólico.

Em Fátima, juntamente com os jovens e com muitos outros peregrinos, a Família Salesiana rezou, interveio também nos terços internacionais de sábado e domingo na Capelinha das Aparições, participou com entusiasmo na muito bonita Procissão de Velas, levando aos ombros o andor de Nossa Senhora e, apesar da impertinente chuva arrastada por um vento frio, celebrou a sua fé na Eucaristia, presidida por D. Augusto César, Bispo Emérito de Portalegre e Castelo Branco.

Presidiu a esta Peregrinação, o Conselheiro do Reitor-Mor para a Região Mediterrânea, Pe. Juan Carlos Godoy, sdb, que juntamente com o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, presidiu na Capelinha das Aparições à pequena cerimónia de saudação a Nossa Senhora e de boas-vindas aos peregrinos da Família Salesiana. Às 9.00 horas de Domingo, no salão do Bom Pastor, no Centro Paulo VI, saudou em português a Família Salesiana aí reunida e depois, já na sua língua materna, fez uma pequena, mas substancial palestra de formação, sobre o que significa ser membro da Família Salesiana.

No dia 21, o Movimento Juvenil Salesiano retomou um dos momentos mais emblemáticos da sua vitalidade, o Dia Nacional do MJS! No Centro Paulo VI, mais de 750 jovens de todo o País assistiram ao rico programa pensado e dinamizado pelo Conselho Nacional do MJS.

Leia também  Edições Salesianas retomam as propostas de celebrações familiares

Pela manhã, uma abertura acolhedora ajudou a posicionar os jovens para o dia que se avizinhava. Deixou o mote: os jovens e Maria caminham juntos. Daqui partiu-se para as duas grandes atividades. Os mais novos desfrutaram de um “bingo” pelos lugares especiais do Santuário de Fátima. Os jovens, no auditório Paulo VI, ouviram os testemunhos da jovem Rita Esteves, universitária e responsável da preparação do Dia Mundial do MJS/SYM Day no dia 2 de agosto de 2023 no WYD Don Bosco 23, da jornalista Alberta Marques Fernandes, da RTP, e do treinador da Seleção Portuguesa de Futebol, Fernando Santos.

Concluiu-se a manhã com uma celebração da Palavra, em que a Mãe do Céu foi destacada como caminho para Jesus. Ao entardecer, participaram na saudação a Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, e no aguardado momento “Arte & Fé”. Foi um momento também para continuar a celebrar os 150 anos da fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. O dia foi concluído pelos jovens com a recitação do Terço no recinto do Santuário, juntamente com milhares de fiéis, particularmente com os membros da Família Salesiana.

Este foi um dia de grande emoção e de muita alegria pela oportunidade que se proporcionou a tantos jovens do MJS! Estamos em caminho e Maria será sempre a guia dos jovens e sua Mestra.

Texto: Pe. Álvaro Lago, sdb, Delegado Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana e Pe. Joaquim Taveira da Fonseca, sdb, Delegado Nacional da Família Salesiana

Artigos Relacionados