Os Salesianos de Lisboa participaram, no dia 1 de novembro, no Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta iniciativa contou com o envolvimento de alunos, famílias e educadores, que dedicaram parte do seu dia a esta causa solidária.
A Pastoral dos Salesianos de Lisboa promoveu a participação de voluntários ligados à escola salesiana no último Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorreu em todo o país no dia 1 de novembro, cujos donativos servem para apoiar doentes de cancro, familiares e cuidadores. No total, os Salesianos de Lisboa juntaram 43 voluntários para participar na ação.
Catarina, Mafalda e Vicente, mãe e filhos, participaram pela primeira vez numa atividade do género. Foi a sua primeira experiência de voluntariado em família, que se traduziu numa tarde de aprendizagens.
“Eu e os meus filhos, Vicente e Mafalda Lima, participámos no Peditório Nacional da Liga Portuguesa contra o Cancro, nas Amoreiras. De início, os miúdos estavam muito entusiasmados e a sentir que a sua participação era especialmente importante para ajudar uma causa tão séria. Com o apoio da Marta e os mealheiros nas mãos, fomos abordando as pessoas com sorrisos tímidos, mas genuínos. Houve quem parasse, elogiasse a iniciativa e deixasse um donativo generoso. Essas pessoas fizeram-nos sentir especiais naquele momento e que vale a pena ajudar! Mas também houve quem passasse sem sequer olhar ou responder, deixando-nos uma sensação de desânimo. ‘Porque não falam connosco Mãe?’ Foi uma boa oportunidade para conversarmos sobre empatia e respeito, e sobre as formas como cada um reage numa determinada situação. ‘O mais importante é continuarmos a fazer o bem!’, fui reforçando, para não deixar ir embora a esperança de que iríamos encher o mealheiro. No final, voltamos para casa cansados, mas felizes. Foi uma experiência simples, mas cheia de valor”, contou Catarina, encarregada de Educação e mãe dos dois alunos.
Em Mirandela, a comunidade paroquial de São João Bosco também participou no peditório nacional, ajudando na recolha de donativos.
Desenvolvido anualmente, o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro é a principal fonte de financiamento da Instituição. A Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve atividades junto da comunidade, apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.








