Pe. Gildásio inicia Visita Extraordinária em Cabo Verde

De 4 a 9 de abril, o Pe. Gildásio Mendes, sdb, Conselheiro Geral da Comunicação Social, visitou a Casa Salesiana de São Vicente, na cidade de Mindelo, em Cabo Verde, onde conheceu a comunidade educativo-pastoral. A viagem enquadra-se no âmbito da Visita Extraordinária à Província de Santo António de Lisboa, que inclui as presenças de Portugal e de Cabo Verde.

Acompanhado em vários momentos pelo diretor da comunidade, Pe. Luís Peralta, realizou vários encontros com os jovens e responsáveis de todos os ambientes da presença salesiana e sublinhou a necessidade de continuar um maior diálogo entre o Evangelho e a Cultura, considerando a vasta diversidade cultural do país.

A Congregação Salesiana tem feito um caminho de reflexão pós-capitular e é necessário que nos deixemos guiar pelo Espírito e enfrentemos juntos o que está a acontecer no nosso mundo. O Pe. Gildásio Mendes, nos espaços e realidade que visitou, salientou a necessidade de promover uma cultura do encontro cuidando dos mais desfavorecidos como expressão da vivência do “Da Mihi Animas, Cetera Tolle”.

No dia 6 e 7 de abril, visitou, acompanhado pelo diretor, o Oratório “Dom Bosco” na localidade de Eito na ilha de S. Antão. Participou num momento cultural e presidiu à Eucaristia com mais de uma centena de crianças e jovens com suas famílias, de acordo com as medidas sanitárias em vigor.

O Pe. Gildásio lembrou que “Deus nos ama imensamente, não nos abandona, está sempre pronto a dar a vida para nos salvar”. Junto com os salesianos esteve o Pe. José Júlio Fortes, Pároco da Paróquia de S. António, onde está sedeado o oratório.

Artigos Relacionados