“Pastoral em Pantufas”: recurso pastoral original para as famílias cristãs

“Pastoral em Pantufas” é uma proposta pastoral original de atividades dinâmicas e alegres em que os pais são os promotores da pastoral para as famílias cristãs crescerem na sua vida espiritual.

Numa caixa, apresentam-se 44 fichas que ajudam as famílias a ver a vida quotidiana à luz do Evangelho. Com uma metodologia própria, este subsídio sugere um encontro semanal onde a conversa, o jogo e a partilha de sentimentos se conjugam com a oração sobre três grandes temas: Relação consigo mesmo, Descobrir Deus na minha vida (Fichas Azuis); Relação com os outros, Descobrir Deus na relação com os outros (Fichas Rosa); e Relação com a natureza, Descobrir Deus na Criação (Fichas Verdes).

As fichas de tamanho A5 são impressas a cores e vêm acondicionadas dentro de uma caixa acrílico transparente. No interior da caixa está um guião para ajudar a família a usar da melhor forma esta proposta pastoral.

A pastoral familiar é uma preocupação expressa pelo Papa Francisco nas exortações apostólicas A alegria do Evangelho (2013) e A alegria do amor (2016). O Papa faz um apelo para que a família seja uma prioridade nos planos pastorais das dioceses e paróquias.

A participação dos leigos na Comissão Nacional de Paróquias confiadas aos Salesianos (Espanha) suscitou reflexões sobre a vida familiar e a participação das famílias na paróquia. Dessa reflexão surgiu a necessidade de pensar e criar materiais fáceis de utilizar no quotidiano das famílias cristãs.

Este projeto quer ser uma ajuda para as famílias que procuram crescer na fé em Jesus. Está dirigido àquelas que não desistem da educação dos seus filhos, àqueles pais e mães (ou outros educadores) que querem aprofundar pessoalmente a sua fé e partilhá-la com as suas crianças e adolescentes.

Leia também  "Histórias daquele tempo" apresentado em Ovar

As Edições Salesianas têm em vigor um preço especial de lançamento e condições comerciais especiais para movimentos e paróquias, com descontos especiais para compras em quantidade com possibilidade de personalizar a capa com o logotipo da Paróquia ou Movimento.

Artigos Relacionados