Páscoa Jovem 2023: Celebrar a Páscoa, caminhando com Maria

Cerca de 30 jovens do Movimento Juvenil Salesiano, acompanhados por Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, participaram em Fátima no encontro Páscoa Jovem, promovido pela Pastoral Juvenil Salesiana.

Ao aproximar-se a Páscoa da Ressurreição, alguns jovens do Movimento Juvenil Salesiano aceitaram o desafio de celebrar a “Páscoa Jovem”. Uma proposta de reflexão, oração e partilha que proporciona uma oportunidade muito intensa de aprofundamento espiritual nesta proximidade com a celebração dos mistérios pascais da vida de Jesus.

Em Fátima, congregaram-se sensivelmente trinta jovens, nos espaços do Centro Paulo VI, beneficiando do “contexto mariano” que aquele santuário oferece.

Coincidentemente com a opção de se estar em Fátima, a temática desta Páscoa Jovem deu aos jovens a ocasião de olharem para a pessoa de Jesus a partir de sua Mãe, Maria.

Desta maneira, a temática escolhida “Levanta-te e celebra a Páscoa: caminhar com Maria”, foi a interpelação a viver este fim-de-semana centrados na Mãe de Jesus, para poderem alcançar a profundidade do encontro com Jesus.

O tempo foi distribuído em quatro momentos, criando um itinerário de proximidade com a Boa Mãe. Iniciando na Anunciação do Anjo a Maria, passando pelas Bodas de Caná e pela Cruz, concluindo na descida do Espírito Santo. Todo um caminho que fez encontrar nos jovens a alegria de viver com Maria este tempo de aproximação ao mistério da vida do Senhor.

Ainda se destacam alguns momentos muito especiais ao longo da Páscoa Jovem. É o caso da Via Sacra noturna nos Valinhos, da “caminhada da Anunciação” até ao Calvário Húngaro, e a grande Vigília da Jornada Mundial da Juventude da diocese de Leiria-Fátima. Na noite de sábado, foi incluída esta graça de encontro com centenas de outros jovens da diocese, participando na oração do Terço e na Vigília, propriamente dita, na basílica do Rosário, em sintonia com milhares de jovens nas várias dioceses de Portugal, vivendo conjuntamente o caminho de preparação para o encontro mundial com o Papa.

Leia também  América Latina e Espanha: Dirigentes e Professores em Formação

O fim-de-semana de 24 a 26 de março de 2023 fica marcado de forma extraordinária por estar inserido num momento muito especial da vida da Igreja no país por causa da proximidade com a JMJ em Lisboa. Foi uma Páscoa Jovem que criou aproximações muito belas e fortes à interioridade pessoal, fazendo brilhar a pessoa de Maria nesse caminho pessoal e comunitário.

O desafio para estes jovens, assim como para todos nestes meses que viveremos, será o de deixarmos que Maria nos dê a mão neste percurso eclesial e, como Ela, viver na disponibilidade do coração e no serviço, oferecendo Jesus.

Artigos Relacionados