Parabéns às comunidades educativas salesianas

As comunidades educativas salesianas alegram-se mais uma vez com os resultados obtidos pelos seus alunos nos exames nacionais do Ensino Secundário.

No 17.º lugar da tabela estão os Salesianos de Lisboa com 755 exames realizados, e uma média de notas de 161,135. A seguir, os Salesianos do Estoril, na 34.ª posição, com 514 exames e 155,94 de média. Na 48.ª entrada do ranking, os Salesianos de Manique, com 523 exames e 147,52 de média. Os Salesianos de Évora atingem o 57.º lugar, com 72 exames realizados e 145,53 de média. A escola de Évora é mesmo a primeira classificada do distrito.

Na reação à divulgação dos rankings de 2020, a Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC) manifestou satisfação com a classificação das suas instituições, mas defendeu ponderação na análise dos números.

À Agência Ecclesia, Jorge Cotovio, secretário-geral da APEC, assinalou que no contexto das desigualdades sociais entre alunos e de carências na sociedade portuguesa, existem outros fatores que são muito importantes, nomeadamente, o fator social, a família, o estrato social”, que “condicionam também a vivência como alunos e os resultados”. Segundo o responsável, as escolas católicas “procuram mitigar estas desigualdades”, com uma “diferenciação positiva” e apoio acrescido a alunos que têm mais dificuldades a todos os níveis, “não são só dificuldades intelectuais, mas dificuldades de integração na escola, de integração na sociedade, integração na família”, exemplificou.

 

Dados: Ranking melhores escolas do País, Correio da Manhã, 21 de maio de 2021

Artigos Relacionados