Para uma Pastoral Juvenil Sinodal

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, em conjunto com a Pastoral do Ensino Superior e a Pastoral Vocacional, ofereceu um encontro de formação profundamente atual e enriquecedor, em Leiria, entre 8 e 11 de setembro.

Orientou a reflexão o Pe. Koldo Gutierrez, Salesiano espanhol. Entre outros elementos estruturantes da sinodalidade eclesial, vincou a identidade de comunhão e da fé em Jesus Cristo nos processos evangelizadores e na experiência pessoal, assim como o grande valor do acompanhamento para alcançar o discernimento autêntico. “Acompanhar a nível de ambiente, comunidade e grupo em ordem a uma experiência sinodal” foi o mote para adentrar os cerca de 50 participantes em várias áreas da missão com os jovens.

Neste tempo de graça de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, estiveram presentes cinco elementos leigos e consagrados da Pastoral Juvenil dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora.

A Igreja portuguesa dá mais um passo, pelo quarto ano consecutivo, a fazer caminho de renovação e de aproximação aos jovens.

Artigos Relacionados