Papa Francisco: mensagem para o Dia Mundial das Missões 2023

No próximo domingo, dia 22 de outubro, celebraremos o Dia Mundial das Missões. Para assinalar esta data o Papa Francisco preparou uma mensagem cujo tema é inspirado na história dos discípulos de Emaús.

Na mensagem que escreveu, para o Dia Mundial das Missões 2023, o Papa Francisco apresenta uma reflexão sobre a história dos discípulos de Emaús. Subordinada ao tema “Corações ardentes, pés ao caminho”, a mensagem pretende levar-nos a fazer uma verdadeira experiência com Jesus Ressuscitado.

Graças à narração evangélica de São Lucas, que nos apresenta estes discípulos, apreendemos a sua transformação a partir de algumas imagens sugestivas: corações ardentes pelas Escrituras explicadas por Jesus, olhos abertos para O reconhecer e, como ponto culminante, pés ao caminho. Meditando sobre estes três aspetos podemos, tal como afirma o Santo Padre na sua mensagem “renovar o nosso zelo pela evangelização no mundo de hoje”.

Para o Sumo Pontífice todos podemos contribuir para este movimento missionário com “a oração e a ação, (…), com o próprio testemunho”, sublinha.

No final da sua mensagem, o Papa Francisco deixa um desafio: “saiamos também nós, iluminados pelo encontro com o Ressuscitado e animados pelo seu Espírito. Saiamos com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade”.

Artigos Relacionados