Papa Francisco às famílias: “O ADN da família é acolhimento e espírito de serviço”

X Encontro Mundial das Famílias no Vaticano.

O Vaticano recebeu entre 22 e 26 de junho o X Encontro Mundial das Famílias, inspirado na Exortação Apostólica Amoris laetitia do Papa Francisco  sobre o amor na família. O encontro veio reforçar o vínculo deste amor familiar, fundado na vida em conjunto e construtor do lar, lugar de desafios mas também da felicidade humana mais plena.

O X Encontro Mundial das Famílias juntou em Roma famílias de todas as culturas e nações que puderam acompanhar cinco conferências e 60 reflexões. Reunidos na Sala Paulo VI, o Papa Francisco convidou os participantes a caminhar juntos, “juntos como esposos, juntos na sua família, juntos com as outras famílias, juntos com a Igreja”.

Francisco não presidiu à Missa de encerramento – que acompanhou no adro da Basílica de São Pedro, sentado à direita do Altar –, mas leu a homilia. “Justamente enquanto afirmamos a beleza da família, sentimos mais do que nunca que devemos defendê-la. Não deixemos que seja poluída pelos venenos do egoísmo, do individualismo, da cultura da indiferença e do descarte, perdendo assim o seu ADN que é o acolhimento e o espírito de serviço”, afirmou.

D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), afirmou aos jornalistas que a Igreja deve “propor para o sacramento do Matrimónio um tempo longo de preparação, para que haja menos matrimónios nulos e haja famílias com identidade cristã, com uma missão concreta na Igreja e no mundo”. Concordando com a importância do novo itinerário de catecumenado matrimonial, para “ultrapassar a dimensão apenas da festa, da boda, da celebração, muitas vezes ligada até a indústrias”. A delegação de Portugal no Vaticano foi constituída por seis casais do Departamento Nacional da Pastoral Familiar; o presidente da CELF, D. Joaquim Mendes; D. Armando Esteves, vogal da mesma comissão; José Francisco Cruz, secretário da CELF; Ir. Inês Senra; e o Pe. Francisco Ruivo, assistente nacional do Departamento Nacional da Pastoral Familiar.

Fotografia: Ricardo Perna/Família Cristã

Publicado no Boletim Salesiano n.º 594 de setembro/outubro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados