Ordenação Presbiteral do Diácono Ricardo Mendes: “Reconheciam-nos como companheiros de Jesus”

No dia 6 de abril, pelas 16h00, terá lugar, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, nos Salesianos de Lisboa, a Ordenação Presbiteral do Diácono Ricardo Mendes. A cerimónia será presidida por Dom Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa.
No dia 5 de abril, pelas 21h0, realiza-se a Vigília de oração, na mesma igreja. A Missa Nova terá lugar, no dia 7 de abril, pelas 10h30, na Igreja de Santo Condestável.

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana está em festa com o anúncio da Ordenação Presbiteral do Diácono Ricardo Mendes, que se consagra a Deus e à sua comunidade.

Com uma jornada vocacional marcada por um compromisso inabalável com os valores cristãos, com o serviço à comunidade e por uma total dedicação aos jovens, o Diácono Ricardo Mendes escolheu a citação “Reconheciam-nos como companheiros de Jesus” (At 4, 13) como inspiração para todas as celebrações.

Natural do Seixal, o Diácono Ricardo Mendes teve o primeiro contacto com os Salesianos, através de um sacerdote amigo. Depois de ter terminado a licenciatura em Terapia da Fala, Ricardo Mendes decidiu fazer uma experiência missionária com os Salesianos e sentiu, verdadeiramente, que era ali que “Deus queria que ele estivesse”. 

Seguiram-se os anos de noviciado, e em 2018, Ricardo Mendes concluiu a Licenciatura em Filosofia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, com a apresentação da tese “A análise antropológica de Pascal: o homem sem Deus e o homem com Deus nos Pensamentos”.  Em 2022, teve lugar a Profissão Perpétua como Salesiano de Dom Bosco.

A Ordenação Presbiteral é uma oportunidade para que toda a comunidade local, amigos e familiares do Diácono Ricardo Mendes, se reúnam, em oração e celebração, testemunhando este importante passo na sua jornada espiritual.

Artigos Relacionados