O sonho tornou-se realidade

O sonho tornou-se realidade

Vivi esta JMJ de uma forma diferente: nos bastidores, onde acontece muito daquilo que não se vê.

O que muitos diziam ser impossível aconteceu mesmo: Portugal organizou, de forma fantástica, a Jornada Mundial da Juventude! No que toca à participação salesiana, a WYD DON BOSCO 23 assumiu este encargo: o convite, congregação, motivação, inscrição e acolhimento de todos os jovens dos ambientes salesianos pelo mundo fora para este grande acontecimento. Para que tudo fosse preparado da melhor forma, contaram-se 48 meses desta laboriosa tarefa, cerca de 1000 voluntários e incontáveis horas de dedicação para conseguirmos acolher 8000 peregrinos.

Vivi esta JMJ de uma forma diferente: nos bastidores, onde acontece muito daquilo que não se vê, mas que suportou toda a grandiosa experiência.

Se há algo que destaco nestes dias é a riqueza da diversidade de nacionalidades, culturas e vivências. Com facilidade imaginei Dom Bosco no meio deste pátio multicultural onde muitos dos seus sonhos eram realidade: os jogos agitados, a música animada, a oração profunda, os reencontros calorosos, a palavra ao ouvido e a vida partilhada entre todos.

Com um certo olhar de distanciamento, afirmo hoje, com certeza, que ousámos sonhar muito alto nesta JMJ. Vejo um caminho repleto de conquistas notáveis. Juntos, conseguimos alcançar metas e superar desafios que inicialmente pareciam insuperáveis. Não apenas contribuímos para o sucesso deste evento, mas também deixámos uma marca profunda nas vidas daqueles a quem servimos. Recordo os sorrisos dos peregrinos que deixaram Lisboa com o coração cheio de uma semana cansativa, mas verdadeiramente feliz. O sonho de tantos tornou-se realidade!

Fotografia: Ricardo Perna/JMJ Lisboa 2023

Publicado no Boletim Salesiano n.º 602 de março/abril de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados