“O Cheiro dos Velhos”, peça de teatro na fronteira entre “verdade” e “mentira”

Peça baseada no texto do professor da Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Cabo Verde estreou no Porto e sobe ao palco no Mindelo em novembro.

O “Cheiro dos Velhos”, com texto de Caplan Neves, professor e psicólogo, vencedor da II Edição do Concurso Nacional de Dramaturgia de Cabo Verde, é uma produção conjunta do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo e do Teatro de Marionetas do Porto.

A partir do poder da informação e da verdade, a peça explora a relação de um funcionário público e de uma idosa, a possibilidade de cada um contar a história à sua maneira, a sua verdade. “A ideia emerge do estado de coisas que vivemos neste momento”, contou em entrevista à Rádio de Cabo Verde Caplan Neves que, para além de ser o autor do texto, sobe ao palco como ator com Janaína Alves e Lisa Reis.

Encenador e elenco de “O Cheiro dos Velhos”

“Fala basicamente das relações humanas e, também, da questão que é muito atual de quem tem o poder de estabelecer e impor uma determinada verdade a uma determinada narrativa. Nós vivemos na era da pós-verdade, não interessa a verdade absoluta, mas, sim, aquela que se consegue impor de uma forma mais eficaz, independentemente dessa verdade estar sustentada em factos ou não”, explica o encenador João Branco.

A peça estreou no Festival Internacional de Marionetas do Porto de 2020, no Teatro Rivolli, e vai ser apresentada em novembro no Festival Internacional de Teatro do Mindelo.

Artigos Relacionados