Novo “Oratório Dom Bosco” na Ilha de Santo Antão, Cabo Verde

Iniciou atividade nos últimos dias de dezembro o novo “Oratório Dom Bosco” na Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.

Esta nova iniciativa pastoral dos Salesianos de Cabo Verde, a favor das crianças e dos jovens da localidade de Eito, foi motivada pelo pedido do pároco Pe. José Júlio Fortes, da Paróquia do Paul, após a experiência das missões de voluntariado internacional salesiano do “Programa D. Bosco – Projeto Vida”.

No início do ano letivo, o Pe. José Júlio apresentou a proposta ao diretor dos Salesianos de Cabo Verde, Pe. Luís Peralta, de dar continuidade a esse trabalho de dinamização daquela comunidade cristã, muito ligada ao carisma salesiano. A proposta foi acolhida com muita alegria e entusiasmo pela comunidade salesiana e pela Província Portuguesa.

O novo oratório será dinamizado pelo menos um fim de semana por mês e contará com uma equipa base de quatro salesianos: o Pe. Gonçalo Carlos, o Diácono Celestino da Costa, o salesiano Eustáquio Soares, e o jovem Fredison Santos, membro da equipa pastoral. O objetivo do novo “Oratório Dom Bosco” é proporcionar uma formação integral, através da catequese, da música, da dança, do teatro e do desporto.

Na primeira reunião com o pároco e a comunidade local, nos dias 26 e 27 de dezembro, foram definidas as áreas de ação, os espaços disponíveis e os colaboradores. A comunidade cristã celebrou a Eucaristia.

Já nos dias 23 e 24 de janeiro de 2021, foi constituída a equipa de nove animadores composta por três salesianos, três jovens do Mindelo, na ilha de São Vicente e sede da presença salesiana em Cabo Verde, e dois jovens do Eito.

Foi preparada uma linda Festa de Dom Bosco, marcada pela figura de São Francisco de Sales, que inspirou o nome de Salesianos e comemorou-se o dia de Nossa Senhora Auxiliadora.

Leia também  Salesianidade: Jovens salesianos renovam votos de profissão religiosa

A festa incluiu música, teatro, catequese e desporto no polivalente e salas do antigo liceu que foi cedido para as atividades da paróquia. O momento mais alto foi a celebração da Eucaristia, vivida com muita fé e alegria. A participação de crianças e jovens tem vindo a crescer, marcando presença mais de 80 crianças, adolescentes, jovens e familiares. De Valdocco, desta casa, deste pátio, o perfume de Dom Bosco continuará a irradiar por todo o mundo. O espírito de Valdocco está mais vivo do que nunca no mundo. Também aqui em Eito e no Mindelo queremos manter este espírito de santidade. Oferecemos muito mais do que belas paredes. Oferecemos muito mais do que recordações históricas. Procuramos oferecer encontros de amizade, experiências de vida e de coração que toquem o coração de quem os busca.

Artigos Relacionados