Novo Arcebispo de Turim, D. Roberto Repole, é antigo aluno salesiano

D. Roberto Repole, Arcebispo de Turim e Bispo de Susa, é antigo aluno salesiano. Natural de Turim, onde nasceu a 29 de janeiro de 1967, foi nomeado pelo Papa Francisco para suceder a D. Cesare Nosiglia.

Cresceu com a família em Druento e Givoletto, entrou no Seminário aos 11 anos e na sua formação escolar juvenil tiveram um importante papel os salesianos: frequentou o 3.º ciclo em Valdocco e fez o curso de letras clássicas no Liceu Valsalice de Turim.

Depois dos estudos de filosofia e de teologia, foi ordenado padre na Catedral de Turim no dia 13 de junho de 1992. Vice-pároco em duas paróquias urbanas, prosseguiu depois os estudos de Teologia Sistemática na Universidade Gregoriana de Roma, fazendo a licenciatura em 1998 e o doutoramento em 2001. Lecionou Teologia Sistemática em Turim na secção paralela da Faculdade Teológica da Itália setentrional (de que foi também presidente até à ordenação episcopal), foi professor na sede central de Milão e noutras faculdades de teologia de Itália.

Para além dos numerosos cargos em dioceses, desde 2011 a 2019 foi presidente da Associação Teológica Italiana e desde 2016 membro do conselho de administração da Agência da Santa Sé para a avaliação e a promoção da qualidade das universidades e Faculdades eclesiásticas. Para além da docência dedica-se também à investigação sobre os temas da eclesiologia e da teologia sistemática.

Numa entrevista ao Boletim Salesiano italiano, o novo Arcebispo de Turim recorda a herança salesiana recebida em Valdocco e em Valsalice. “Recordo alguns docentes, mesmo idosos, que tinham ainda o gosto de se entreter, de gastar tempo connosco alunos. E ficou-me vivo este testemunho que depois por minha vez tentei transmitir aos meus alunos na minha experiência de docente. Além disso – ainda que tenha sido difícil – ficou-me também o rigor do trabalho no estudo. A seriedade e a profundidade do trabalho são importantes para o trabalho intelectual”, afirmou.

Leia também  Beata Alexandrina: Salesianos Cooperadores em Congresso no Centro de Espiritualidade de Balasar

Publicado no Boletim Salesiano n.º 598 de maio/junho de 2023

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados