Novo ano nas Escolas Salesianas

Termina hoje a primeira semana do novo ano letivo para a maioria dos alunos. A vontade de regressar à escola e a alegria do reencontro de alunos, professores e auxiliares teve forçosamente que conjugar-se este ano com várias medidas de segurança sanitária que o quadro epidemiológico atual impôs a todos.

Seguindo as indicações das autoridades de saúde pública, as Escolas Salesianas e a Fundação Salesianos implementaram planos de contingência com vários procedimentos preventivos para toda a comunidade escolar. As novas regras foram comunicadas e explicadas a alunos e encarregados de educação. O uso de máscaras, cumprimento da sinalética para a circulação nos espaços das escolas, a lavagem e desinfeção frequente das mãos e das superfícies e o cumprimento dos horários são essenciais e requerem a colaboração e a responsabilidade de todos.

Salesianos de Évora

“O início de um novo ano letivo, é também o início de uma nova aventura. Não ignoramos o que significa planear este novo ano de 2020-2021, marcado pela incerteza”, escreveu o Diretor dos Salesianos de Évora, Pe. Simão Cruz, na mensagem à comunidade escolar. “Amar a nossa escola. Ser profissionais em tempo de normalidade, ser profissionais em tempo de emergência! Só com uma nova energia e empatia responderemos aos desafios e riscos acrescidos que aí vêm. O acolhimento, a amabilidade, o abraço (ainda com a reserva da distância física…), o sentido de pertença à escola, são a melhor resposta ao teste perante nós próprios e perante os nossos alunos… É o nosso Sistema Preventivo em ação”, lembrou.

No Funchal, a receção aos alunos no dia 10 de setembro contou com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, que dirigiu palavras de incentivo para os novos desafios que este ano trará.

Salesianos do Funchal

Tendo por base o Sistema Preventivo de Dom Bosco, os Salesianos do Estoril desenvolveram uma campanha de promoção do bem-estar socioemocional com informações úteis. Continua a funcionar o serviço telefónico de apoio psicológico para ajudar a Comunidade Educativa a lidar com o presente momento.

Salesianos do Estoril

Nos Salesianos de Manique seguem-se as recomendações de segurança emitidas pela Direção-Geral da Saúde que recomenda práticas de prevenção de infeção. Antes do início do ano, a escola aderiu à campanha de testagem promovida pela Câmara Municipal de Cascais e foram feitos testes serológicos aos docentes e aos funcionários da escola.

Salesianos de Manique

O pátio dos Salesianos de Mogofores foi o local ideal para o acolhimento no início do novo ano e voltou a encher-se de alunos para a apresentação criativa do tema do ano letivo “Escuta! E levanta-te”.

Salesianos de Mogofores

No Porto, o acolhimento também foi feito no pátio, e alunos e professores prepararam-se para o novo ano com a implementação de novos circuitos de circulação e regras de higienização.

Salesianos do Porto
Salesianos de Lisboa

Nos Salesianos de Lisboa a chegada dos alunos foi preparada pelos educadores com todos os procedimentos devidos, mas sobretudo com o coração e fazendo uso da criatividade. Todos os alunos começaram o ano letivo com uma breve oração na igreja, recordando a visitação de Maria a sua prima Isabel, evangelho que dá o mote para as Jornadas Mundiais da Juventude 2023 em Lisboa. Este encontro terminou com a palavra do Diretor, Pe. João Chaves, que recomendou três atitudes para este ano letivo: criatividade, prudência e paciência. Seguiram-se depois os encontros com os Diretores de Turma que, fazendo o acolhimento típico destes dias, estão a reforçar junto dos alunos a necessidade de cumprir os procedimentos de prevenção.

Artigos Relacionados