Nigéria: Mesmo em tempos de pandemia, a assistência salesiana aos ex-meninos de rua continua

O Centro Salesiano para a Proteção de Menores (Don Bosco Child Protection Center-DBCPC), localizado em Lagos, Nigéria, graças ao financiamento recebido das Salesian Missions (Procuradoria Missionária Salesiana de New Rochelle, Estados Unidos), tem a possibilidade de fornecer apoio contínuo a 25 menores resgatados das ruas. O centro dedica-se à recuperação de meninos e meninas com idades entre os 7 e 15 anos, que viviam na rua, sofreram abusos físicos em casa ou foram salvos do tráfico de crianças.

O apoio oferecido pelas Salesian Missions permite que os 25 jovens beneficiados frequentem a escola e os cursos de formação profissional, além de receber roupa, aconselhamento e assistência psicológica, e acompanhamento médico. Parte dos recursos recebidos financia as despesas operacionais do centro, como combustível, acesso à internet, artigos de papelaria e de higiene pessoal.

Vítimas de altos níveis de violência doméstica, muitos dos jovens de Lagos são obrigados a lutar para sobreviver nas ruas da cidade. Outros acabam envolvidos no crime, drogas ou outras substâncias, e em comportamentos de risco.

É a esses jovens que não tiveram amor, calor de uma família ou educação, que o DBCPC oferece acesso à educação e à formação profissional, incutindo-lhes a esperança por um futuro melhor.

“Lagos é uma metrópole, por isso, muitas crianças e jovens vêm de outros lugares, acreditando que ali podem encontrar bem-estar, trabalho e dinheiro. Mas, assim que chegam à cidade, percebem que estão sozinhos, que não têm nada e acabam a morar na rua. Nós ajudamo-los, oferecendo-lhes um ambiente familiar, para que se sintam amados e apoiados, tenham um lugar seguro para morar, receber educação e desenvolver as suas aptidões” – explica o Pe. Augustine Okeke, Diretor da obra salesiana.

Leia também  Salesianos de Évora recebem certificação Cambridge como Centro de Preparação para exames

Os jovens são atendidos pela primeira vez na própria rua, que é o ambiente com o qual estão familiarizados. Durante a primeira abordagem oferece-se apoio moral e psicológico. Após o primeiro contato, o centro, em colaboração com a “equipa de resgate” –que inclui a Polícia, o Gabinete de Proteção à Infância, os Serviços Sociais e o Tribunal de Menores –acompanha os menores ao DBCPC. Ali, podem contar com o carinho da equipa salesiana, acompanhados por duas assistentes sociais, duas professoras, uma psicóloga, funcionários da casa e da equipa administrativa.

Uma vez no DBCDP, os jovens contam com o aconselhamento, formação e apoio diários, como preparação para uma nova fase da vida. A reunificação familiar, quando possível, ocorre apenas mais tarde. Enquanto isso, os salesianos trabalham em conjunto com as famílias e com os menores, de forma a promover a reintegração familiar, acompanhando as famílias após a eventual reunificação, de forma a responder aos desafios e assegurar que o processo corre bem.Sociais e o Tribunal de Menores –acompanha os menores ao DBCPC. Ali, podem contar com o carinho da equipa salesiana, acompanhados por duas assistentes sociais, duas professoras, uma psicóloga, funcionários da casa e da equipa administrativa.Uma vez no DBCDP, os jovens contam com o aconselhamento, formação e apoio diários, como preparação para uma nova fase da vida. A reunificação familiar, quando possível, ocorre apenas mais tarde. Enquanto isso, os salesianos trabalham em conjunto com as famílias e com os menores, de forma a promover a reintegração familiar, acompanhando as famílias após a eventual reunificação, de forma a responder aos desafios e assegurar que o processo corre bem.

Artigos Relacionados