Movimento “Laudato si’”: Salesianos promovem Agricultura Biológica

Centro de Formação Dom Bosco nas Filipinas abriu curso de agricultura orgânica como resposta estratégica aos problemas ambientais e aos seus efeitos sociais, promovendo métodos de cultivo sustentáveis.

A cidade de São José, em Nova Ecija, no norte das Filipinas, encontra-se numa região conhecida como o celeiro do arroz do país, onde o arroz é um dos mais importantes alimentos e 80% da população são agricultores. Em 1995, a convite do então Bispo D. Leo Drona, sdb, os Salesianos iniciaram o Centro de Formação Dom Bosco, em São José, que proporciona cursos técnicos reconhecidos pela Autoridade para o Desenvolvimento das Habilitações e da Educação Técnica.

O último curso oferecido é o de Produção Agrícola Biológica, criado há três anos, para responder ao pedido do governo de incrementar a indústria da produção alimentar. O curso está também em linha com as prioridades da Igreja Local. O Centro de Ação Social Gratia Plena foi criado para ajudar a população agrícola pobre da Diocese de São José após a passagem de um destrutivo tufão sobre o território.

A Diocese apoia os agricultores na aquisição de habilitações para relançar a economia local e criou a agência de Produtores de Agricultura Biológica Full of Grace, que trabalha em colaboração com pequenos agricultores, cooperativas, comunidades eclesiais de base e agentes do desenvolvimento, que acreditam nas práticas naturais e orgânicas de produção de alimentos, para a vida, a saúde e o ambiente.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 593 de julho/agosto de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados