Movimento “Laudato si’”: Antigos Alunos criam máquinas de reciclagem

Dois jovens antigos alunos transformam projeto académico em startup e criam um dispositivo para triturar vidro.

Shivdas Gaad e Rajat Halarnekar, dois antigos alunos do Departamento de Mecânica do “Don Bosco College of Engineering”, em Fatorda, Goa, conseguiram transformar o seu projeto académico numa startup, a “Jatvam Abhiyaantrix Private Limited”. O projeto inicial, Glusher 1.0, é um triturador de vidro capaz de transformar o vidro em pó, em dimensões que variam de milímetros a mícrons. A dupla concebeu o projeto durante o último ano do curso de Engenharia Mecânica no Instituto Salesiano.

O dispositivo é capaz de triturar garrafas, lâmpadas em tubo e outros resíduos de vidro, sendo, portanto, de grande utilidade na indústria e na reciclagem de vidro. Após a sua formação no “DBCE”, Gaad e Halarnekar decidiram transformar o protótipo num produto com a ajuda do Conselho de Inovação do Estado de Goa e do Fórum de Incubação de Inovação, Pesquisa e Empreendedorismo do Instituto Salesiano.

A empresa também está a diversificar a oferta de produtos, fabricando máquinas de reciclagem personalizadas, como trituradores de vidro, trituradores de plástico, dispositivos para a compostagem de alimentos. Nos últimos dois anos, o “Don Bosco College of Engineering” acompanhou 75 startups e ajudou a nascer 45 delas.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 592 de maio/junho de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados