Moçambique: “Projeto Isabelinha”, das Salesianas, acolhe os gémeos Daniel e Luís

O “Projeto Isabelinha” existe desde 2005 para dar apoio a famílias com dificuldades económicas.

O “Projeto Isabelinha”, criado pelas Filhas de Maria Auxiliadora para atender crianças subnutridas do distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado,  Moçambique, acaba de acolher os gémeos Daniel e Luís Oliveira, de um mês. A mãe, Carolina Oliveira, de apenas 16 anos, teve de percorrer 10 quilómetros a pé de Mujipala até Chiúre, para inscrever os filhos no projeto. Com eles, somam já 25 bebés inscritos, além dos 30 registados no ano passado, conforme esclareceu Ir. Eulália Sitoe, Diretora do “Projeto Isabelinha” e da Missão Salesiana Madre Mazzarello, em Chiúre.

O “Projeto Isabelinha” fornece leite em pó a bebés dos zero aos seis meses de idade cujos pais têm dificuldades económicas.

O projeto nasceu com o nome de “Muínde”, em homenagem a um menino que comoveu diversos lugares onde foi notícia, divulgada por um grupo de voluntários italianos que estiveram em Pemba, capital de Cabo Delgado, no ano de 2005. “Muínde estava tão desnutrido e frágil que era difícil até carregá-lo”, conta Ir. Eulália. “Infelizmente, o Muínde não passou dos dez meses e faleceu, mas a ajuda dos voluntários italianos continua nestes 13 anos. Eles enviam, de três em três meses, um valor em euros, para garantir a compra de leite em pó”, explica a Salesiana.

Uma experiência bem sucedida acabou por levar à alteração do nome do projeto de “Muínde” para “Isabelinha”: “Uma criança que foi atendida no projeto e que temos o orgulho de citar como legítima sobrevivente da desnutrição infantil na nossa província. Ela chegou nas mesmas condições do Muínde, mas, com a graça de Deus e a ajuda dos voluntários, conseguimos salvá-la”, conta a religiosa. Ao completarem seis meses, as crianças deixam de receber o leite em pó e passam a receber farinha enriquecida. “As mães são orientadas também a oferecer outro tipo de alimento rico em proteínas e vitaminas para as crianças”.

Leia também  Mestre José Bergant, sdb: “Um Educador Exemplar”

Os interessados em ajudar no “Projeto Isabelinha” podem entrar em contacto diretamente com Ir. Eulália Sitoe por e-mail: eulasitoe@yahoo.com.br, ou pelo WhatsApp: +258 84 6879095.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 568 de Maio/Junho de 2018
Fonte: Boletim Salesiano Moçambique

Artigos Relacionados