Missão País: “Os Jovens são o agora de Deus”

A Igreja em Portugal vive um momento especial, com a preparação da Jornada Mundial da Juventude, em que os jovens são cada vez mais profundos na sua fé e mais ativos na dinamização da vida da igreja. A Missão País é uma prova disto mesmo.

A Missão País é um projeto de evangelização começado por jovens universitários que quer “inspirar gerações a viver a fé católica em missão” e este ano leva mais de 3000 jovens ao encontro de populações por todo o País. Nestas missões, os jovens são os protagonistas sendo eles quem leva por diante tudo da missão tendo um padre como apoio no que for necessário.

Pelo terceiro ano consecutivo pude acompanhar um grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico na sua Missão País além Fronteira. E realmente enche a alma de alegria ver o empenho com que se entregam aos irmãos. No lar, na escola, porta-a-porta ou simplesmente num encontro pela rua mostram que os jovens são mesmo “o agora de Deus” e o rosto mais belo da Igreja de Cristo.

Tocou-me profundamente a forma como estavam nos momentos de oração ao começar e acabar o dia, como viviam o terço e a missa diária e como buscavam o sacramento da reconciliação. Estes jovens têm bem claro que o centro da vida e o alento da missão é Jesus e o seu amor por cada um. Precisamos de continuar, como Dom Bosco, a encontrar neles inspiração e exemplo para a missão de todos os dias.

Artigos Relacionados