Missão País: “A missão continua a acontecer”

O projeto de voluntariado universitário “Missão País” apresentou o lema da edição de 2021 “Porque temes? Sou Eu”, com uma mensagem centrada na “esperança”.

A imagem da “Missão País 2021”, a verde, “representa a conversão do medo em esperança trazida por Jesus”, explica a organização. A dinâmica da cruz, criada pela união das duas mãos, simboliza a união com Jesus. “Mesmo que o caminho seja difícil, Jesus está connosco”.

“A missão continua a acontecer”, afirmou o Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, no encontro com os chefes de missão, referindo-se à incerteza sobre a realização das missões nos moldes de outros anos, que habitualmente se realizam no período de férias do final do primeiro semestre.

O projeto “Missão País” organiza semanas de apostolado e acção social em várias localidades do País há 18 anos. Em 2020 envolveu 3386 estudantes de 55 faculdades em 60 missões no território nacional.

O Cardeal Patriarca procurou motivar os jovens para que mesmo no contexto atual se façam presentes junto das populações, especialmente daquelas em maior isolamento. “Sei que o fazem. Vários participantes das missões têm mantido essas relações com as comunidades, telefonam, trocam mensagens”. “Tudo aquilo que cresceu naqueles dias fortes de cada ‘Missão País’ continua vivo”, recordou.

Marta Bettencourt, ao centro, é autora do logótipo da “Missão País 2021”

Na equipa de imagem, a “Missão País” conta com duas antigas alunas salesianas. Matilde Ferreira, antiga aluna dos Salesianos de Lisboa, e Marta Bettencourt, autora do logótipo da “Missão País 2021”, antiga aluna do Estoril, filha e neta de antigos alunos. António Bettencourt, seu avô, foi Presidente da Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril e um dos fundadores do Centro Social D. Bosco da Amoreira.

Artigos Relacionados