Missão País 2023: “Alegra-te: Ele está contigo”

A Missão País 2023 juntou mais de 3500 missionários de 58 faculdades em 64 missões, às quais correspondem outras tantas localidades missionadas.

Este ano tive mais uma vez a oportunidade de acompanhar um grupo de jovens universitários do Instituto Superior Técnico na Missão País.

Estes dias são ricos de partilha de vida dos jovens entre si e com a comunidade que acolhe a missão. Na que participei rumámos até Aljubarrota, na diocese de Leiria-Fátima, onde fomos acolhidos com toda a alegria pela população local.

“Alegria” foi, de facto, a palavra que marcou a missão deste ano. Inspirados pelo episódio da Anunciação do anjo a Nossa Senhora, os missionários foram descobrindo a alegria de ter Deus consigo nos tempos dedicados à oração, à reflexão e à partilha: oração da manhã, terço e missa diários e oração da noite, entre outras atividades de partilha e formação. Descobriram também a alegria de partir “apressadamente” como Maria ao encontro dos irmãos de Aljubarrota nos lares, escolas e porta-a-porta onde, com o serviço disponível, mostraram que o Evangelho continua a acontecer naqueles que se dedicam aos outros.

Esta é sempre uma semana que enche o coração a cada ano. Em tempos tão dispersivos para a Igreja como os que vivemos, ver a união que estes jovens criam entre si e com a comunidade missionada, a forma como vivem com alegria e serenidade a oração e os sacramentos, a vontade com que saem da missão de continuar a aprofundar esta alegria da presença de Deus na própria vida, faz sempre crescer em mim a certeza de que a fé continua viva e cheia de força e que é, certamente, o mais forte agente transformador do mundo!

Obrigado Missão País IST III! «Escolho a loucura de dizer “faça-se em mim”».

Artigos Relacionados