“Missão Anima” dos Salesianos de Lisboa anima a paróquia de Abrigada

«Jovem, Eu te digo levanta-te!» A frase do Evangelho de São Lucas, escolhida pelo Papa Francisco como tema para a Jornada Mundial da Juventude diocesana de 2020, orientou os 25 missionários dos Salesianos de Lisboa que estiveram ao serviço da paróquia de Abrigada, Alenquer, entre 22 e 29 de março.

Os missionários, alunos do Secundário e antigos alunos, dedicaram o seu tempo à população mais idosa, colaborando e dinamizando atividades em lares, centros de convívio e famílias de acolhimento. Os mais pequenos não ficaram de fora e puderam participar num minicampo de férias, durante as férias de carnaval, e depois voltar a ver os missionários nos pátios da escola. Os participantes dinamizaram ainda atividades na creche e jardim de infância da freguesia de Abrigada.

O tempo de missão incluiu ainda períodos de formação para os missionários, sobretudo nos temas da vida e da Eucaristia. Os dias passados em Abrigada incluíam ainda a dinamização do terço e animação da missa diária, bem como a via-sacra realizada na sexta-feira. No dia da despedida a população uniu-se e ofereceu um almoço ao grupo, como agradecimento por toda a disponibilidade e dedicação ao longo da semana. No final da missão a opinião era unânime: estar ao serviço é receber muito mais do que aquilo que se dá.

Artigos Relacionados