“Missão Anima” 2022: Jovens dos Salesianos de Lisboa em missão em Abrigada

De 5 a 13 de abril decorreu na Abrigada a “Missão Anima” 2022 dos Salesianos de Lisboa.

“Levanta-te! Eu te constituo testemunha” foi o lema que inspirou os 45 jovens dos Salesianos de Lisboa a viverem esta semana de serviço à comunidade de Abrigada, Alenquer. O nome “Missão Anima” surge da expressão de Dom Bosco, “Dai-me almas e ficai com o resto” (“Da mihi animas coetera tolle”, em latim), e também da ligação ao verbo animar, a dar vida, a dar alento. 

Os dias de missão foram preenchidos com tempos de oração e de serviço. Durante o dia os jovens dividiam-se em visitas domiciliárias, visitas a doentes, trabalhos de jardinagem ou de bricolagem em diversas instituições e animação de tempos livres para crianças e jovens. Ao final da tarde, missionários e comunidade juntavam-se para rezar o terço e celebrar a Eucaristia. A oração abria e fechava o dia dos missionários, com tempos de manhã e à noite para rezar a missão.

Foram dias vividos verdadeiramente ao serviço do próximo, entregues de corpo e alma à missão, mas sempre sentindo-se enviados por Deus, que acompanhou e sustentou cada dia de missão. 

No final, em cada jovem missionário, ficou a alegria de ter entregue esta semana aos outros e de ter crescido na fé. Na população da Abrigada ficou uma renovada certeza de que os jovens são o hoje de Deus e da Igreja que, com a sua vida, levam a todos a alegria do Evangelho de Jesus.

Regressados da missão, e desejosos de ser missionários cada dia onde quer que estejam, começa agora para estes jovens a preparação da “Missão Anima” 2023.

Artigos Relacionados