Mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude diocesana

O Papa Francisco enviou, recentemente, a sua mensagem para a XXXVI Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada, a nível diocesano, no próximo dia 21 de novembro, dia da solenidade de Cristo Rei. O tema da mensagem é “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (cf. At 26, 16).

No início do texto Francisco convida os jovens e a prepararem-se para a JMJ de Lisboa, seguidamente, recorda os tempos difíceis pelos quais todos temos passado, e que se devem à pandemia de COVID-19 que o mundo inteiro enfrenta: “O mundo inteiro teve de defrontar-se com o sofrimento causado pela perda de tantos entes queridos e pelo isolamento social. A emergência sanitária impediu também a vós jovens – por natureza projetados para o exterior – de sair para irdes à escola, à universidade, ao trabalho, para vos encontrardes… Vistes-vos em situações difíceis, que não estáveis acostumados a gerir. Aqueles que estavam menos preparados e desprovidos de apoio sentiram-se desorientados. Em muitos casos, surgiram problemas familiares, bem como desemprego, depressão, solidão e vícios; para não falar do stresse acumulado, das tensões e explosões de raiva, do aumento da violência”.

O Papa recorda que para levantar-se o mundo precisa “da força, do entusiamo e da paixão” dos jovens e que, por isso mesmo, Deus diz a cada um “Levanta-te”.

O versículo que serviu de inspiração ao tema do Dia Mundial da Juventude de 2021 encontra-se no testemunho de Paulo diante do rei Agripa, e recorda a relação de Deus com Saulo. Para Deus não há ninguém que seja irrecuperável e, “através do encontro pessoal com Ele, é sempre possível recomeçar”, sublinha Francisco.

“Levanta-te e testemunha!”

Através do Batismo recebemos, também, a grande missão de sermos testemunhas de Cristo, por isso, diz-nos o Papa Francisco que “o convite de Cristo a Paulo é dirigido a cada um e cada uma de vós, jovens”. Assim, todos somos convidados a testemunhar “com alegria” que “Cristo vive” e a espalhar esta mensagem na escola, na universidade, no trabalho, no mundo digital, por todo o lado.

Leia também  Salesianos de Mirandela: Casa de Acolhimento dos Salesianos concorreu ao Prémio Manuel António da Mota

No final da mensagem, o Papa reforça o convite, aos jovens, para participarem na Jornada Mundial da Juventude diocesana: “Renovo a todos vós, jovens do mundo inteiro, o convite a tomar parte nesta peregrinação espiritual que nos levará à celebração da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, no ano de 2023. Espero que todos nós possamos viver estas etapas como verdadeiros peregrinos e não como ‘turistas da fé’!”.

Artigos Relacionados