Marrocos: Papa Francisco nomeia sacerdote salesiano para Arcebispo de Rabat

Pe. Cristóbal López, salesiano, era desde 2014 Superior da Província de Maria Auxiliadora, com sede em Sevilha, Espanha.

O Papa Francisco nomeou no dia 29 de dezembro o salesiano espanhol Pe. Cristóbal López Romero Arcebispo de Rabat, Marrocos. O Pe. Cristóbal era desde 2014 Superior da Província de Maria Auxiliadora, com sede em Sevilha. Natural de Vélez-Rubio, Diocese de Almería, Espanha, onde nasceu em 19 de maio de 1952, entrou para os SDB em 1964. Foi ordenado sacerdote a 19 de junho de 1979 e é licenciado em Ciências da Informação – Jornalismo pela Universidade Autónoma de Barcelona. Sucede ao Arcebispo Vincent Landel, que renunciou por motivo de idade.

O novo Arcebispo de Rabat conhece bem a realidade marroquina, onde trabalhou durante oito anos. Entre 2003 e 2010, foi diretor da comunidade salesiana, do colégio e do Centro de Formação Profissional Dom Bosco de Kenitra. Nesse período foi membro do Conselho Presbiterial e do Conselho Diocesano para a Educação Católica.

A Arquidiocese de Rabat tem uma extensão quase igual à de Espanha, com mais de 30 milhões de habitantes, sendo os cristãos católicos cerca de 30.000: todos estrangeiros, europeus, subsaarianos e alguns asiáticos. A Arquidiocese dirige 15 escolas católicas, com perto de 15.000 alunos, praticamente todos muçulmanos, e numerosas obras sociais, especialmente através da Cáritas.

Sobre a nomeação, o Pe. Cristóbal afirmou: “Em março receberei a Consagração Episcopal. Alguém terá a tentação de felicitar-se comigo: resista, transformando-a em oração por este pobre pecador que agora é chamado a um novo serviço na Igreja”.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 567 de Março/Abril de 2018

Artigos Relacionados