Manique: Residência para Salesianos idosos tem programa de animação

A Residência Artémides Zatti criou um programa semanal de apoio aos doentes que envolve com regularidade vários grupos de jovens da escola em ações de convívio com os Salesianos idosos residentes. «Manique acolhe, há muito, um tesouro Salesiano, queres conhecê-lo? Os Salesianos Seniores», lê-se no cartaz que convida os alunos da escola a participar nesta ação. Programa incentiva o convívio dos utentes da Residência Artémides Zatti e alunos da escola, através de atividades culturais, recreativas e físicas.

Quinzenalmente nas tardes de quarta-feira, entre as 14.30h e as 16.30h, o grupo TREASURE, formado por alunos do 3.º ciclo dos Salesianos de Manique, e o grupo RISE N’SHINE, composto por alunos do secundário, são desafiados a uma aproximação e interação com diversas realidades e faixas etárias. Tendo em conta a pedagogia e ideal de S. João Bosco, o projeto procura incentivar os jovens a desenvolver competências sociais, promovendo os valores da solidariedade e do serviço. Os objetivos são desafiar os jovens a aproximar-se e interagir com diversas realidades salesianas e faixas etárias e ouvir contar histórias e experiências vividas na vida salesiana, dando ocasião aos salesianos de se sentir entre os jovens, ao mesmo tempo, incentivando os jovens a desenvolver as competências sociais, promovendo os valores da solidariedade e do serviço, animando ao voluntariado.

O programa inclui ainda atividades às quintas e sextas-feiras. Mensalmente, às quintas-feiras, realizam-se sessões de cinema pelas 16h00, na sala do primeiro andar da Residência, orientadas pela Cláudia Nóbrega, Fisioterapeuta das Piscinas, que escolhe temas apropriados à condição dos doentes. Semanalmente, à sexta-feira, pelas 15h30, são propostas várias atividades físicas e lúdicas como exercícios físicos, jogos de mesa, leitura ou declamação, também orientadas pela Fisioterapeuta das Piscinas.

Artigos Relacionados