Libéria, Monróvia: novo laboratório de ciências na Escola Maria Auxiliadora

Graças à generosidade de muitos benfeitores, os Salesianos da Libéria vão poder equipar o novo laboratório de ciências e ampliar as áreas de ensino, bem como acolher novos alunos na Escola Maria Auxiliadora do bairro de Matadi, na capital, Monróvia.

A Escola Maria Auxiliadora foi inaugurada em 1993 e atualmente tem quase 600 alunos, desde crianças a estudantes do ensino médio. O instituto proporciona educação e apoio a crianças e adolescentes que, sem ele, teriam poucas oportunidades de melhorar suas vidas. Na escola, os salesianos também têm um programa alimentar que garante uma refeição nutritiva por dia a mais de 100 estudantes.

O país está ainda a recuperar da epidemia de ébola que entre os anos de 2014 e 2016 afetou cerca de 11.000 pessoas e fez perto de 4.800 vítimas mortais. A Libéria foi o país no qual a doença se tornou mais mortífera, razão pela qual os salesianos se dedicam com grande empenho às crianças órfãs, cuidando delas e certificando-se de que têm oportunidades educacionais. Outros programas salesianos, lançados nos últimos anos, proporcionam alimentação, saúde e educação às crianças, com o objetivo final de as reintegrar nas suas famílias.

O ébola atingiu o país, logo após duas guerras civis consecutivas, que começaram em 2003, mergulhando-o numa grave crise económica e social e em novos níveis de extrema pobreza.

Com uma população que não chega a cinco milhões de habitantes, 64% dos liberianos vivem, atualmente, abaixo da linha da pobreza e 1,3 milhões vivem em extrema pobreza.

Nos últimos anos, acompanhados por salesianos voluntários e escolas católicas, os filhos espirituais de Dom Bosco puderam ajudar mais de 2.300 estudantes e familiares.

Além da Escola Maria Auxiliadora, no Centro Juvenil Dom Bosco em Monróvia os Salesianos também oferecem iniciativas extracurriculares e atividades de lazer. Diariamente, entre as 16 e as 18 horas, os jovens podem participar em atividades recreativas e desportivas, de canto, dança, teatro, circo, entre outras.

Leia também  Kakuma, Quénia: Centro Dom Bosco de Ensino Vocacional dá formação a refugiados

Publicado no Boletim Salesiano n.º 572 de Janeiro/Fevereiro de 2019

Artigos Relacionados