“Levanta-te e celebra”: Tema Pastoral do próximo ano apresentado nos Salesianos de Lisboa

No dia 19 de julho a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Lisboa, foi o local escolhido para a apresentação aos educadores salesianos do Tema Pastoral de 2022/2023: “Levanta-te e celebra”.

Inspirado na frase bíblica que o Papa Francisco definiu para a Jornada Mundial da Juventude de 2023 – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) –, este Tema Pastoral pretende ajudar-nos a viver, da melhor forma, o tempo de Graça que se aproxima. Lisboa vai receber, no próximo ano, de 1 a 6 de agosto de 2023, o maior evento juvenil da Igreja.

A escolha do tema “Levanta-te e celebra” pode ser fundamentada em quatro dimensões: bíblica, carismática, pedagógica e humana e psicológica.

Na fundamentação bíblica procurou destacar-se e valorizar a dimensão celebrativa do episódio bíblico. Estando centrado no contexto da celebração da Jornada Mundial da Juventude, este episódio interpela-nos a algo de extraordinário na nossa história pessoal, eclesial e salesiana, isto porque é uma oportunidade extraordinária acolhermos a JMJ no contexto português.

“Queremos que Maria seja uma companheira de viagem. Uma companheira de caminho”, sublinhou o Pe. Luís Almeida, responsável pela Pastoral de Lisboa.

Outra das fundamentações do tema é a carismática, que identifica a alegria com “constitutiva do ser salesiano”, sublinhou o Pe. Luís Almeida.

A fundamentação pedagógica convida-nos a passar do “levanta-te” para o “celebra” e recorda-nos que teremos, durante todo este ano, a responsabilidade do encontro, da proximidade, da confiança e do compromisso. Aqui, o grande desafio é “fazer-nos amar”, sublinhou Ricardo Dias, também da Pastoral de Lisboa, e que apresentou as duas últimas fundamentações.

Já a fundamentação humana e psicológica lembra-nos a realidade divina do Amor de Deus em nós, e leva-nos à exteriorização e a um estado de saída constante. Por isso, este ano, o foco é ser manifestação autêntica para o mundo desta alegria que se vive e celebra. “É importante estarmos animados e com a alegria em nós”, concluiu Ricardo Dias.

Leia também  Pastoral Juvenil e Séries de TV

O Tema Pastoral é acompanhado por um logótipo que é inspirado nas figuras de D. Bosco e de Maria Auxiliadora. A base de todo o logótipo é o manto de Maria que surge a “abraçar” todos os outros elementos. Dentro do manto encontramos o tricórnio de D. Bosco; bem como duas cruzes, símbolos da nossa fé. Descobre-se também uma corda que nos recorda os saltimbancos, numa alusão ao facto de D. Bosco usar a brincadeira e o malabarismo como forma de cativar os jovens e de os trazer para a Igreja, conquistando-lhes o coração.

A faixa amarela, que se ergue do lado direito, sugere um movimento ascendente, que nos convida a levantar e a partir, e que nos encaminha para o lema da JMJ Lisboa 2023. As cores são inspiradas nas da bandeira nacional.

Apresentação JMJ Lisboa 2023 e WYD DON BOSCO 23

Houve ainda tempo para a apresentação da WYD DON BOSCO 23, a organização responsável pela participação do Movimento Juvenil Salesiano mundial na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.
João Fialho, um dos coordenadores desta organização, fez uma descrição do que será a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), destacando os momentos-chave do encontro: Missa de Abertura, Cerimónia de Acolhimento ao Santo Padre, Via-Sacra, Vigília e Missa de Envio.

Foram também apresentados os Patronos desta edição da JMJ, com destaque para São João Bosco.

Artigos Relacionados