“Laudato si’”: Paróquia de Santo Ildefonso de Makati nas Filipinas revê o uso do plástico

Paróquia Salesiana revê uso do plástico. Inspirados pela Encíclica do Papa Francisco Laudato si’, o cuidado da criação foi incluído entre as três prioridades da paróquia, ao lado da santidade e da evangelização.

O reitor da paróquia salesiana Santo Ildefonso, de Makati City, Pe. António “Beng-Beng” Molavin, sdb, quis partilhar a sua experiência pessoal de ação com a ONG “Plastic Bank”, descrevendo também como a comunidade paroquial se encontra na vanguarda da sustentabilidade ecológica.

Nos últimos meses, foram plantadas árvores e realizados dois projetos, um de jardinagem e outro de separação dos resíduos. No entanto, não foi fácil contar com a cooperação de todos e, assim, foi criado algo mais simples. Este ano, a paróquia foi escolhida pelo Ministério Ecológico da Arquidiocese de Manila para representar a primeira paróquia das Filipinas a colaborar com a ONG “Plastic Bank”, uma organização internacional – aprovada pelo Vaticano e pela Arquidiocese – que tem como objetivo reciclar todos os tipos de plástico.

Nareeta Martin/Unsplash

Apesar da pandemia, a paróquia conseguiu envolver muitas pessoas. “Em primeiro lugar, levámos o projeto às comunidades eclesiais de base, que adotaram a recuperação do plástico como principal projeto no período de pandemia. Depois de difundir o conceito, começámos a andar porta à porta. As famílias interessadas são orientadas a lavar o plástico com sabão para que possa ser reaproveitado. Em seguida, passámos para recolher o plástico”, acrescenta o Pe. Molavin.

Estas pequenas ações criam aquilo que o salesiano chama de “conversão ecológica”.

Os participantes no projeto são orientados a reaproveitar os utensílios de plástico, mesmo quando comem fora de casa. Os jovens do Oratório também demonstraram entusiasmo, levando o plástico que usam para casa, em vez de deitar ao lixo. Dos mais novos aos mais velhos, dos mais ricos aos mais pobres, todos estão a seguir o programa.

Leia também  Brasil: Jovens xavantes recebem Sacramentos em Campinápolis

A meta da paróquia para os próximos cinco anos é formar uma rede de 500 famílias para trabalharem juntas na procura de uma solução para o problema do plástico. O objetivo é que, ao fim desses cinco anos, Santo Ildefonso se torne uma “Paróquia Laudato si’” credenciada.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 588 de Setembro/Outubro de 2021

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados