Roma prepara-se para acolher, de 28 de julho a 3 de agosto, milhares de jovens que chegam de todo o mundo para participar no Jubileu dos Jovens 2025.
Vinte e cinco anos depois do Grande Jubileu de 2000, as ruas da Cidade Eterna voltam a encher-se de alegria, esperança e testemunho juvenil. Entre os grandes protagonistas desta celebração estão os jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), acompanhados e acolhidos com entusiasmo pela Família Salesiana.
Com espírito de missão e generosidade, a Família Salesiana de Roma irá acolher cerca de cinco mil jovens do Movimento Juvenil Salesiano, provenientes de vários países. Para os receber da melhor forma, foi montada, pela Província Salesiana de Itália Central, uma estrutura de acolhimento em diversos locais, nomeadamente, casas salesianas, oratórios, ginásios e escolas.
Para os jovens do MJS, o ponto alto da semana do Jubileu dos Jovens – marcada por diversas celebrações, encontros, momentos culturais – será o SYM Day, que terá lugar na quarta-feira, dia 30 de julho, na basílica de Dom Bosco ou Basílica do SAGRADO Coração de Jesus no Castro Pretório, em Roma.
O dia começa com o “Diálogo com a cidade”, que convida os jovens a viver experiências culturais, espirituais e artísticas em vários pontos de Roma. Em simultâneo decorrerá, também, o “SYM Jubilee Festival”, que contará com a presença do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Fabio Attard, e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola.
O dia terminará com uma vigília de oração.
O Movimento Juvenil Salesiano vai, também, participar nos momentos centrais do Jubileu dos jovens, nomeadamente, na Missa de boas-vindas, no Dia Penitencial, na celebração e vigília de oração com o Santo Padre, bem como a Missa de encerramento.
Do Movimento Juvenil Salesiano de Portugal vão estar presentes 120 jovens.
Convite dos Superiores Gerais: promover gestos de paz
No vídeo divulgado, hoje, o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Fabio Attard; e a Superiora Geral das Filha de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola convidam os jovens a estarem presentes neste Jubileu dos Jovens, pois este é o tempo de sermos “Peregrinos de Esperança”.
Tal como recorda a Irmã Chiara, o Papa Leão desafiou-nos várias vezes a ser “construtores e artesãos da paz”, fazendo de cada uma das nossas comunidades “um lar de paz”, onde se aprende a “apaziguar a hostilidade, através do diálogo”.
Recordando o “Sonho dos 9 anos”, de Dom Bosco, o Pe. Fabio Attard sublinha que cada um de nós é chamado a “cultivar a paz no campo onde decorre a sua vida: na família, na escola, na comunidade”, por isso, e à semelhança da boa terra que dá sempre muitos frutos, também os jovens devem “semeadores de uma terra de paz”, que dê bons frutos.
Fazendo referência à Bula do Jubileu 2025, intitulada “Spes non confundit” (A esperança não engana), o Reitor-Mor dos Salesianos lembra que os que promovem a paz serão chamados “filhos de Deus”.
O vídeo termina com um desafio para os jovens: “sejam testemunhos, mas, também, missionários de paz e de esperança”.
Foto: ANS