Jovens debateram o impacto da desinformação na democracia

Nos dias 30 e 31 de maio o Palácio de S. Bento abriu as portas aos 132 “deputados” e “deputadas” das 66 escolas eleitas nas Sessões Distritais e Regionais, aos 63 “jornalistas” candidatos ao Prémio Reportagem 2022, e aos seus professores, que coordenam o Programa Parlamento dos Jovens nas escolas. Os “deputados” Clara Anastácio e Salvador Varges e o “jornalista” Diocleciano Duarte, dos Salesianos de Manique, participaram na Sessão Nacional na Assembleia da República.

No primeiro dia estiveram em debate os 22 Projetos de Recomendação sobre o tema “Fake news: o impacto da desinformação na democracia”.

No dia 31, às 10 horas da manhã, teve início a Sessão Plenária do Parlamento dos Jovens para debater as 17 medidas aprovadas na véspera nas reuniões de Comissão.

A abertura da Sessão foi feita pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Seguiram-se as intervenções da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Catarina Mendes, e do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.

Depois do debate e da votação, as medidas aprovadas integraram a Recomendação Final à Assembleia da República, entregue ao Presidente da Comissão de Educação e Ciência e ao Presidente da Assembleia da República, em nome do Parlamento dos Jovens.

Foi uma experiência única de cidadania e participação democrática, com a partilha de opiniões de deputados de todos os círculos eleitorais do País.

Encontrar as melhores soluções para o tema do impacto da desinformação na democracia foi um desafio que atravessou as três sessões, escolar, distrital e nacional, do programa.

O trabalho desenvolvido pelos deputados demonstrou a vontade e capacidade dos jovens em participar de forma ativa na construção da nossa sociedade.

O programa Parlamento dos Jovens teve início em 1995 por iniciativa da deputada da AR Julieta Sampaio, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade e dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. É também uma forma instrutiva de promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, estimular a argumentação e fazer ouvir as propostas dos jovens junto dos órgãos do poder político.

Leia também  Salesianos em retiro

Artigos Relacionados