Jovens de Portugal e Espanha no Campobosco: “Ali também é a nossa casa”

Campobosco: Viagem a Barcelona e a Turim. No passado dia 30 de julho, chegámos a Barcelona, cidade que D. Bosco visitou e, agora nós, devolvemos-lhe essa visita.

Começa, então, o Campobosco 2022, iniciado com uma longa viagem entre Barcelona e Turim, que trouxe algum cansaço, mas que foi compensado aquando da chegada ao Colle D. Bosco pela primeira vez. Todos aqueles locais e histórias ouvidas no centro juvenil salesiano, ou na catequese, tornaram-se reais naquele momento. A visita à humildade do pequeno João Bosco e ao prado, palco do seu famoso sonho que deu início à sua obra, fez-nos relembrar toda a sua infância.

Muitos foram os lugares visitados entre Chieri e Valdocco que tiveram um grande impacto na vida de D. Bosco. E agora nas nossas! Lugares onde conheceu tanta gente que o ajudou e acompanhou na sua caminhada, como o nosso querido Domingos Sávio, que também ele nos acolheu em sua casa, em Mondónio e Morialdo.

Maria Mazzarello que, em Valponasca, nos abriu a sua janela para vermos o que também ela viu, acompanhando-nos nesta viagem, porque também ela foi mãe de tantas raparigas que não tinham quem cuidasse delas.

E, quando finalmente chegámos a Valdocco, depois de estarmos no oratório de todos os rapazes, foi momento de entrar na casa do Pai e Mestre da Juventude, e ver que descansa num sítio tão belo: a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Um sentimento inexplicável e comum a todos.

Durante os dez dias de Campobosco, os quarenta e três portugueses presentes convivemos com pessoas de várias casas, de Portugal e de Espanha, partilhando experiências, histórias, tempos de oração e reflexão e passando a fazer parte da caminhada uns dos outros.

Leia também  Rumo a Fátima para as comemorações das Aparições de Nossa Senhora

No fim, já de regresso a casa, cada um leva o seu “regalo personalizado” e a certeza que ali também é a nossa casa!

Publicado no Boletim Salesiano n.º 594 de setembro/outubro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados