Jovens de Centros de Formação Profissional salesianos de Espanha criam berços climatizados para recém-nascidos de países em desenvolvimento

Alunos de diversos Centros de Formação Profissional salesianos de Espanha desenvolveram um projeto colaborativo para a produção de berços climatizados, desmontáveis e transportáveis ​​destinados a bebés prematuros nascidos em países em desenvolvimento.

Estes centros colaboram com as ONGs “Medicina abierta al Mundo” e “Ayuda a Contenedores”, que se encarregam de distribuir os berços entre os hospitais e demais instituições que deles precisem.

Estes berços especiais, assim como as incubadoras, fornecem o calor, a humidade e a luz necessários para o desenvolvimento dos recém-nascidos que estão abaixo do peso e que, portanto, têm menos hipóteses de sobrevivência nas realidades cujos hospitais possuem estruturas e aparelhos muito simples. Quinze berços deste tipo já estão a ser usados em hospitais de Cabo Verde, Camarões, Senegal, Moçambique, Congo e Bolívia.

O projeto inovador está a ser conduzido por cerca de 200 jovens de oito Centros de Formação Profissional salesianos, orientados por cerca de 30 professores. Para produzir os berços climatizados os alunos utilizam recursos e metodologias próprias dos centros de formação profissional, ao mesmo tempo que realizam trabalho social voluntário para os mais necessitados.

A iniciativa também proporciona aos alunos a oportunidade de aprender e lidar com as técnicas e tecnologias de produção utilizando metodologias nem sempre comuns no ambiente escolar: trabalho colaborativo, ambientes de aprendizagem virtuais, análise da eficiência dos processos de produção, processos de tomadas de decisão que envolvem mais departamentos, gestão de dados, entre outras.

Além disso, neste projeto os jovens aprendem a colaborar com empresas, organizações de voluntariado, administrações e jovens de outros centros envolvidos, situados nas Comunidades Autónomas das Astúrias, Castela e Leão, La Rioja, Madrid, Navarra e País Basco.

As ONGs “Medicina abierta al Mundo” e “Ayuda a Contenedores” garantem que os berços chegam ao seu destino ​​para salvar a vida dessas crianças nascidas em situações difíceis. Com esta iniciativa, os salesianos da Espanha reafirmam seu empenho por uma formação de qualidade, capaz de produzir uma mudança positiva no mundo.

Artigos Relacionados