Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana dedicadas à missão dos leigos

De 12 a 15 de janeiro, a casa-mãe da Congregação Salesiana, em Valdocco, Turim, recebeu a 41.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana. A Família Salesiana participou em grande número no encontro de apresentação e reflexão sobre o Lema do Reitor-Mor para 2023.

Cerca de 300 membros dos diversos grupos da Família Salesiana acompanharam o programa dos quatro dias, dedicado a aprofundar a importância da participação dos leigos, na missão salesiana, a partir do Lema do Reitor-Mor para este ano: “Como fermento na família humana de hoje – A dimensão laical na Família de Dom Bosco”. O programa incluiu vários momentos presididos pelo Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, com a participação de membros do Conselho Geral, e a intervenção de leigos da Família Salesiana.

De destacar a intervenção de abertura do Pe. Leonardo Mancini, Provincial da Circunscrição Especial do Piemonte – Vale d’Aosta, que sublinhou a importância de sermos fermento salesiano na Igreja e na Congregação, a partir dos diferentes grupos da Família Salesiana. Este fermento é único e particular, porque é inspirado pelo Espírito Santo, para ser colocado no coração de cada jovem. É um fermento a ser semeado pelo mundo, para podermos colher árvores frutuosas nos desertos das cidades e nas periferias existenciais de cada jovem e de cada pessoa com quem nos cruzamos no nosso dia a dia.

Reitor-Mor preside à Eucaristia na Basílica de Maria Auxiliadora

Ao longo dos vários dias, os participantes, divididos em grupos linguísticos, refletiram sobre o Lema, e sobre as propostas a apresentar à assembleia, para valorizar a dimensão laical da Família Salesiana. Ser fermento na família humana é o desafio de cada membro da Família Salesiana. O nosso fundador, São João Bosco, esteve sempre empenhado com o bem de todos os jovens, vivia para Deus, e procurava realçar tudo aquilo que fosse riqueza da humanidade. A verdadeira consagração a Deus, pressupõe o serviço aos jovens. O leigo também é um consagrado, graças ao Batismo recebido. Portanto, religiosos e leigos, todos são chamados a viver para Deus e a servir os jovens. É preciso reacender a chama vocacional de cada um, para aumentar cada vez mais o nosso compromisso com a construção do Reino de Deus.

Leia também  Pe. Alfredo Silva no primeiro curso para Capelães Militares realizado há 50 anos

Da Província Portuguesa, participaram no encontro os salesianos Pe. António Marcelino e Fabrício Souza, Valter Silva, Coordenador Nacional da Associação dos Salesianos Cooperadores, Dario Gonçalves, professor dos Salesianos do Funchal e Salesiano Cooperador, e Nuno Quaresma, da Equipa de Comunicação da Fundação Salesianos. A convite da organização, no final do primeiro dia, houve um momento para apresentação dos dois cartazes do Lema, deste ano, pelos seus autores Nuno Quaresma e o espanhol Agustín de la Torre, com moderação do Reitor-Mor.

Na sessão conclusiva das Jornadas, no dia 15 de janeiro, foi apresentado o próximo grande evento da Família Salesiana de todo o mundo, o 9.º Congresso de Maria Auxiliadora, que terá como tema «Dar-te-ei a Mestra». Fátima vai acolher o Congresso Internacional de Maria Auxiliadora em 2024, de 29 de agosto a 1 de setembro. O Pe. António Marcelino, da equipa responsável pela organização do congresso, fez apresentação do vídeo promocional e do site www.mariaauxiliadora2024.pt, onde estão disponíveis várias informações sobre o evento.  

Artigos Relacionados