Jornada Mundial da Juventude: Salesianos no Panamá

2019 é ano de Jornada Mundial da Juventude, a 34.ª, que vai ter lugar entre 22 e 27 de janeiro no Panamá. A JMJ, mais que um mero evento internacional da juventude católica de todo o mundo com o Papa, é para os salesianos uma proposta de grupo que une e faz crescer na fé, na partilha, na solidariedade e sobretudo na amizade com Jesus.

O encontro no Panamá assume também um significado especial por Dom Bosco ser o padroeiro do país e ser um dos patronos desta JMJ. Um grupo de 18 jovens dos Salesianos do Estoril e dos Salesianos de Manique (Bicesse) estará no Panamá com o Papa Francisco, acompanhado pelos salesianos Pe. Juan Freitas e Pe. Sílvio Faria.

Em Portugal algumas iniciativas vão marcar os dias da JMJ com encontros para os jovens que não podem estar no Panamá mas que querem viver a JMJ de forma especial. Nos dias 26 e 27, a Diocese do Porto organiza no Pavilhão Multiusos de Gondomar o Panamá in Douro. As inscrições terminam a 6 de janeiro. Mais informações em sdpjporto.pt.

Os jovens membros do MJS das Casas Salesianas do norte vão associar-se ao encontro diocesano do Porto e, em Lisboa, os Salesianos de Lisboa vão promover o Panamá in Lisbon, dias 26 e 27, na conclusão da JMJ, com dinâmicas ativas e alegres, em que os jovens se envolvem em momentos de partilha, reflexão e oração. Haverá também a ligação em direto à vigília com o Papa.

A JMJ vai ser mais uma oportunidade de reforçar o protagonismo dos jovens na vida da Igreja e do mundo.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 572 de Janeiro/Fevereiro de 2019

Artigos Relacionados