João Ensina recebe Ministério do Leitorado

No dia 13 de abril, o salesiano João Ensina recebeu Ministério do Leitorado. O Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, presidiu à celebração em Mogofores, comunidade salesiana a que o João Ensina pertence e onde ocupa atualmente o cargo de diretor pedagógico do colégio salesiano.

A instituição, agora pedida pelo salesiano, é um passo para a sua futura ordenação presbiteral. Reforça a intenção do candidato em orientar a sua vida, o caminho de formação humana e de fé e o aperfeiçoamento espiritual para a ordenação sacerdotal.

O Leitorado é o primeiro ministério que um candidato ao sacerdócio recebe. João Ensina completou a primeira de várias etapas da formação inicial como Salesiano de Dom Bosco e, posteriormente, será instituído no Ministério do Acolitado, Profissão Perpétua, Ordenação Diaconal e, por fim, a Ordenação Sacerdotal.

A instituição no ministério de leitor, que também pode ser conferida a pessoas não candidatas ao sacerdócio, consiste na capacitação de proclamar, solenemente, a palavra de Deus na comunidade cristã.

Artigos Relacionados