JMJ: Encontro SYMinWYD em 2023 terá “mais um intenso ano de trabalho e oração”

A decisão de adiamento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi ontem, dia 20 de abril, divulgada pelo Santo Padre e pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida. O Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, referiu, no seguimento, que este ano extra de preparação permitirá preparar ainda melhor este grande evento da juventude e, por agora, concentrar esforços na batalha contra a Covid-19.

A equipa portuguesa responsável pela dinamização e participação dos jovens salesianos nestas JMJ 2023 recebeu com naturalidade esta notícia, redobrando esforços na preparação para a qual agora se conta com mais um intenso ano de trabalho e oração.

A participação dos jovens salesianos de todo o mundo neste megaencontro far-se-á sob a organização SYMinWYD (Salesian Youth Movement in World Youth Day) que, para além da proposta de participação como peregrino nas Jornadas, dar-lhe-á um carácter marcadamente salesiano.

Os jovens, vindos de casas salesianas de todo o mundo, ficarão alojados nas presenças portuguesas dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, serão guiados e acompanhados por jovens do MJS Portugal e terão várias atividades especificamente preparadas para eles. Nestas destacam-se de forma particular o Fórum MJS, que reunirá líderes juvenis do movimento de dezenas de países e, como momento mais aguardado, a festa MJS que juntará, numa tarde e noite, milhares de jovens para uma festa ao estilo salesiano: atividades de pátio, muita animação, música e coreografias, momentos de oração e a típica boa-noite salesiana.

Neste momento a coordenação da participação salesiana encontra-se a ultimar o plano de trabalho e convites para as diversas equipas que colaborarão neste belo, desafiante e grandioso encontro. Como dizia o Provincial, Pe. Aníbal Mendonça, numa recente comunicação aos membros desta equipa, “o cérebro e o coração do SYMinWYD estão já em pleno andamento para que tudo corra pelo melhor”.

Artigos Relacionados