No início do mês de setembro, o Papa Leão XIV inaugurou o “Borgo Laudato si’”, um projeto de educação ambiental instalado em 55 hectares (550 mil metros quadrados), na residência de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
Vinte hectares são destinados à agricultura, estufas e edifícios de apoio, os restantes 35 hectares são jardins.
Ali fica instalado o Centro de Alta Formação Laudato si’ que irá formar entre dois e três mil alunos por ano em princípios da ecologia integral.
Na cerimónia de inauguração, no dia 5 de setembro, no Rito da Bênção, Leão XIV lembrou: “Somos criaturas entre as criaturas, e não criadores”.
O Papa definiu o Borgo como uma “herança” do Papa Francisco e citou a sua Mensagem para o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.
O “Borgo Laudato si’” está aberto a visitantes.
Fotografia: Borgo Laudato si’

Parcerias ISDB Moçambique
O Instituto Superior Dom Bosco tem parcerias com projetos educacionais e ambientes com a ONG Salesiana “Jóvenes y Desarrollo”, e um programa de distribuição de fogões mais eficientes com a empresa de exploração de gás natural ENI.

MJS planta 200 árvores
O Movimento Juvenil Salesiano de Ahmednagar, na Índia, organizou uma ação de reflorestação na aldeia de Mathni. Mais 85 jovens juntaram-se à iniciativa e plantaram 200 mudas de manga, amla e tamarindo.

Colle com energia limpa
Com o apoio de benfeitores, o Colle Don Bosco tem agora uma instalação fotovoltaica de 200 kWh que vai produzir energia limpa e mais barata. A instalação foi inaugurada pelo Reitor-Mor no dia 16 de agosto, aniversário de São João Bosco.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 612 de novembro/dezembro de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.








