Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora: Avaliação trienal das Províncias da Europa e Médio Oriente

Conferências Interinspetoriais de Espanha e Portugal, de Itália e Europa e Médio Oriente fazem avaliação.

Nos dias 8 a 12 de janeiro de 2018, em Arícia, Rocca di Papa, Itália, decorreu a Avaliação Trienal das Conferências Interinspetoriais de Espanha e Portugal (CIEP), de Itália (CII) e Europa e Médio Oriente (CIEM).

Da nossa província participaram as Irmãs Rosa Cândida, Alzira Sousa, Anabela Silva e a diretora pedagógica Ana Sofia Ferreira.

Os trabalhos da Avaliação Trienal iniciaram-se com um dia de muita oração, invocação ao Espírito, deixando que a Palavra de Deus guiasse o coração, a mente e os sentimentos das participantes. O texto que iluminou e serviu de base para esta semana foi do Evangelho de S. João (Jo 6, 1-15) «Há aqui um rapazito que tem cinco pães e dois peixes, mas o que é isso para tantas pessoas?».

A metodologia escolhida foi muito semelhante, a fim de ajudar a rezar o que se pretendia refletir e sintetizar para se chegar a um consenso. Todos os dias, a Madre Yvonne  Reungoat, Superiora-Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, dava o “bom-dia” com uma reflexão muito profunda e concreta do tema a ser abordado ao longo do dia.

Uma convicção muito forte que surgiu como uma necessidade urgente: a nossa vida, missão e formação em conjunto com os leigos. Uma das ideias fortes que surgiram das três conferências foi a de fazer um caminho juntos. Uma outra convicção é a questão da ecologia, não apenas ligada ao cuidado do planeta terra, mas também à ecologia das relações humanas.

O ambiente vivido nestes dias foi de muita fraternidade. O espírito de família perfumava os ambientes e, apesar das dificuldades da língua, partilhar a vida com as Irmãs e leigos, foi uma enorme bênção. Tudo isto bem vivido e oferecido todos os dias à mesa da Palavra e do Pão, celebrando a Eucaristia, com a presença dos nossos irmãos salesianos e do nosso Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.O caminho faz-se juntos, e o nosso Instituto quer percorrê-lo assim: juntos, com os jovens para ser testemunhas de alegria e esperança.  

Leia também  Etiópia: Salesianos de Adis-Abeba dão formação em Artes Gráficas

Publicado no Boletim Salesiano n.º 568 de Maio/Junho de 2018
Fotografia: CG FMA

Artigos Relacionados