Imagens em vídeo da beatificação de Dom Bosco do arquivo do Istituto Luce Cinecittà

No momento em que em todo o mundo se preparam as celebrações da Solenidade de São João Bosco no próximo dia 31 de janeiro, o Boletim Salesiano Hoje destaca um momento da história salesiana documentado em vídeo pelo Istituto Luce. Foi no dia 2 de junho de 1929 que a Praça de São Pedro, em Roma, se encheu por completo de fiéis para a beatificação do Fundador dos Salesianos.

A beatificação de Dom Bosco foi um acontecimento de grande relevância para a Igreja e para a Família Salesiana. No Boletim Salesiano da época, o repórter relatava que “numerosas romarias” chegaram a Roma vindas de Itália, da Europa e também de outras partes do mundo. A Basílica de São Pedro encheu-se de “portadores de bilhetes especiais”. “A Praça de São Pedro regurgitava de povo”. Ao escurecer, a Basílica de São Pedro foi iluminada com lanternas pelos “sampietrini”. “Uma visão fantástica”.

No arquivo do Istituto Luce Cinecittà encontram-se diversos vídeos que documentam esses momentos, como o mar de gente que cobriu a Praça de São Pedro durante a cerimónia, a fantástica preparação da iluminação nocturna da Basílica de São Pedro ou o enorme cortejo que acompanhou a transferência da urna de Dom Bosco de Valsalice para Valdocco.

Entrada do Papa Pio XI e vista da Praça de São Pedro

Preparativos no Vaticano

Cortejo em Turim para a transferência da urna de Dom Bosco de Valsalice para Valdocco

O Instituto Luce foi fundado em 1924. O arquivo cinematográfico do Istituto Luce preserva quase um século de memória histórica colectiva italiana fixada em imagens em movimento e fotografia. Em 2009, a empresa fundiu-se com os estúdios de cinema Cinecittà, fundados em 1937 em Roma, onde Vittorio De Sica, Luchino Visconti, Federico Fellini e Sergio Leone, entre muitos outros mestres do cinema italiano filmaram. O arquivo do Istituto Luce Cinecittà, empresa pública dos Ministérios da Economia e Finanças e da Cultura italianos, é um dos maiores arquivos do mundo. Em 2012, uma grande coleção de filmes, cerca de 30.000, foi disponibilizada ao público, graças a um acordo com a Google, através de um canal no YouTube. https://www.youtube.com/user/CinecittaLuce

Artigos Relacionados