“Imagens de um mundo extinto. O Pe. Alberto De Agostini. O homem, a natureza, a arte, a ciência” em exposição no Museu Casa Dom Bosco

Inaugura hoje no Museu Casa Dom Bosco em Valdocco uma exposição dedicada ao missionário salesiano.

De 24 de outubro a 24 de dezembro de 2023, o Museu Casa Dom Bosco de Turim-Valdocco, recebe a exposição itinerante “Imagens de um mundo extinto. O Pe. Alberto De Agostini. O homem, a natureza, a arte, a ciência”, ao cuidado do Pe. Francesco Motto, sdb, do ISS – Instituto Histórico Salesiano de Roma, e do Prof. Nicola Bottiglieri, da Universidade dos Estudos, de Cassino. A abertura da exposição, hoje, 24 de outubro, terá a participação do Reitor-Mor dos Salesianos, Cardeal Ángel Fernández Artime.

Na mesma ocasião será lançado o volume «Don Alberto Maria De Agostini, l’ultimo esploratore della “fine de mondo”» (Pe. Alberto Maria De Agostini, o último explorador do “fim do mundo”), Roma: LAS, 2023, de Francesco Motto.

O programa, coordenado pelo promotor do encontro, Prof.  Bottiglieri, terá início às 15h30. Os trabalhos serão abertos pelo Pe. Mike Paz, Coordenador das Visitas do Museu; e, depois da saudação do Prefeito de Pollone (Biella), tomarão da palavra o Prof. Silvano Oni, Docente da Universidade Pontifícia Salesiana (Sede de Turim); Daniela Berta, Diretora do Museu Nacional da Montanha “Duca degli Abruzzi” do ‘Club Alpino Italiano (CAI), de Turim; e Giuliano Maresi, alpinista e instrutor da ‘Scuola di roccia dei “Ragni di Lecco”. Presentes também o curador, Pe. Francisco Motto, e Ana Martín García, Coordenadora Geral do MCDB.

A exposição apresenta a figura do Pe. Alberto Maria De Agostini (Pollone, 2 de novembro de 1883-Turim, 25 de dezembro de 1960), salesiano, sacerdote, missionário, explorador, alpinista, geógrafo, cartógrafo e fotógrafo. Em 2022, o trabalho do Pe. Agostini foi promovido no Congresso Internacional de Estudo a ele dedicado na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, de 25 a 27 de abril de 2022, comissariado pelo ISS em colaboração com a Comissão Científica Internacional.

Leia também  Salesianidade: uma vida feita dom

A exposição temporária encontra-se em itinerância: primeiro na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (25 de abril de 2022), durante o Congresso Internacional de Estudo dedicado ao Pe. De Agostini; e em Pádua, onde ficou exposta durante o Congresso do CUIA (de 17 a 18 de novembro de 2022) na Universidade de Pádua. Depois do MCDB, estará em exibição na sede da Sociedade Geográfica Italiana de Roma , entre janeiro e fevereiro do próximo ano; e em Lecco, junto aos “Ragni di Lecco”, nos meses de março e abril.

A exposição estará patente no espaço do Museu de 24 de outubro a 24 de dezembro de 2023, coincidindo com a ocorrência do Primeiro Envio missionário salesiano com destino à Argentina e à Patagónia, a 11 de novembro de 1875. O percurso missionário da Animação Missionária Salesiana da edição 2023-2024 terá início a 29 de outubro, e abre a série de iniciativas internacionais de preparação dos 150 anos das Missões Salesianas, que ocorrem em 2025; e encerrará um dia antes do 63.° aniversário da morte do Pe. De Agostini.

Como atividade ligada à exposição será feita a projeção do filme «Terras Magellaniche» (100’ – 1933), do Pe. Alberto Maria De Agostini, na Sala Dom Bosco, de Valdocco, no sábado, 28 de outubro, às 17h00, com entrada gratuita. Mais informações em www.museocasadonbosco.it.

Artigos Relacionados