França: Cooperadores salesianos franceses criam campo de férias para crianças ciganas

A Associação ESPERE foi criada em 2014 com o intuito de promover a educação junto das crianças da comunidade de Lille.

Em 2010 Danièle Sciacaluga, uma salesiana cooperadora, visitou um acampamento de famílias ciganas de Lille, no norte da França. Para atender às necessidades educacionais daquelas crianças, decidiu criar, em 2014, com o sacerdote salesiano, Pe. Pierre Chopin, a associação “ESPERE, Salésiens Espoir Pour les Enfants Roms d’Europe” (Esperança Salesiana para as Crianças Ciganas da Europa), com o intuito de promover a educação das crianças de acordo com a pedagogia de Dom Bosco. Desde então, todos os anos a associação cria atividades de verão durante três semanas para as crianças, com momentos de partilha e alegria, e educação informal. A programação diária incluiu este ano jogos educativos, jogos de tabuleiro, oficinas de arte, passeios, educação musical, visita ao zoológico, aulas de introdução ao tricot e cursos de mini-mecânico para idosos.

Este é o quinto ano de colaboração da “ESPERE” com a rede de iniciativas “Don Bosco Action Sociale” e a equipa de voluntários, composta por Salesianos Cooperadores e Salesianos de Dom Bosco, franceses e belgas, foi reforçada com a presença de novos membros: um estudante de Liège e alguns jovens de Nancy, ligados a outra associação da rede “DBAS – Grandir Dignement” (Crescer com dignidade).

Em clima de família tipicamente salesiano, os voluntários convivem com as dificuldades da comunidade,  mas também com todos os seus outros “tesouros”: a hospitalidade, a cortesia, a alegria de viver, estabelecendo uma atmosfera de mútua confiança capaz de romper com preconceitos.

Don Bosco Aujourd’hui, Fotografia: ESPERE

Publicado no Boletim Salesiano n.º 571 de Novembro/Dezembro de 2018

Artigos Relacionados